Seminário e Dia de Campo orientam sobre produção de leite de búfala a pasto

Eventos reuniram especialistas para orientar estudantes, técnicos e produtores.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - Polo Regional Vale do Ribeira, realizou nos dias 18 e 19 de outubro o Seminário de Nutrição: Produção de Leite a Pasto e o Dia de Campo sobre sistema de produção de leite a pasto. Noventa pessoas participaram das atividades, entre produtores do Vale do Ribeira e também dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Pará.

Com objetivo de fornecer informações básicas sobre formação e implantação de pastagem e orientar sobre as melhores opções de manejo nutricional, o Seminário reuniu os melhores especialistas da área, doutores da Escola de Agronomia da USP (ESALQ). As palestras foram ministradas pelo Dr. Marco A. Penati, que falou sobre “Formação de pastagem”; pelo Dr. João Ricardo Rebolsas Dórea, que abordou o tema “Manejo de pastagens”; Dr. João Luiz Pratti Daniel - “Utilização de cana de açúcar para nutrição animal”; e Dr. Flávio Augusto Portela Santos - “Produção de leite a pasto”.

Realizado na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro (UPD), o Dia de Campo também foi bastante produtivo ao demonstrar ao público a aplicação das biotecnologias disponíveis para a produção de leite de búfalas a pasto; reunir profissionais, pesquisadores, técnicos, estudantes e produtores; divulgar pesquisas e transferir conhecimento. Além disso, a atividade demonstrou a atuação da UPD na produção de leite de búfala a pasto.

Ligada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), a UPD é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e tecnologias a serem aplicadas na bubalinocultura. Intitulada como Estação Experimental de Zootecnia até o ano de 2002, é a única Unidade de Pesquisa do país voltada exclusivamente para a espécie bubalina. Entre os anos de 2007 e 2012, foram gerados na Unidade mais de 60 artigos técnicos e científicos oriundos de estudos desenvolvidos em colaboração com Universidades, Centros de Pesquisa Nacionais e Internacionais e com a Iniciativa Privada.

Além disso, as Associações Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) e de Criadores de Búfalo do Vale do Ribeira (ACRIBUVAR) estão empenhadas em colaborar com a administração da UPD para a implantação de melhorias que possam torná-la Unidade Modelo e Difusora de Tecnologia para a região do Vale do Ribeira e o restante do país. Devido à importância que tem no cenário nacional, o Vale do Ribeira destaca-se como um dos principais referenciais sobre bubalinocultura no país. A região desperta interesse de criadores e empresários ligados ao agronegócio búfalo. Diante deste cenário, a ACRIBUVAR manifestou interesse em realizar o Seminário de Nutrição - Produção de leite a pasto e, na sequência, o Dia de Campo na UPD de Registro.

A abertura do evento foi realizada pelo pesquisador e diretor técnico do Polo do Vale do Ribeira-APTA Dr. Luís Alberto Saes, e contou com a participação de Otávio Bernardes (ex-presidente da ABCB e da International Búfalo Federation – idealizador dos Dias de Campo em propriedades de búfalo no Estado de São Paulo); Cláudio Varela Bruna (presidente da ABCB); Pedro Paulo Assef Delgado (ex-presidente da ACRIBUVAR); Cleiton Peniche (vereador de Registro) e Nelson Basílio da Silva (secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente).

Durante o Dia de Campo foram apresentadas as atividades desenvolvidas na UPD e relacionadas ao “Projeto de Nutrição, Controle Produtivo, Sanitário e Reprodutivo de Búfalas Leiteiras”. Em seguida, os participantes visitaram alguns setores da Unidade e assistiram às apresentações das empresas Tortuga (Thiago Alves de Oliveira) e Dow Agrosciences (Diogo Dias Graciano).

O Seminário de Nutrição e o Dia de Campo foram realizados com a parceria do Sindicato Rural do Vale do Ribeira/FAESP/SENAR, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, Associação dos Criadores de Búfalos do Vale do Ribeira, Prefeitura Municipal de Registro, Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola, Allflex, Qualifértil, Frigoraes, Tortuga, Laticínio Santa Helena, Laticínio Bianco Latte, Laticínio Levitare, Ourofino Agronegócios, Socal e Dow Agrosciences.





























Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS