Super Open de Xadrez: Igor Kikuchi é campeão em Pariquera-Açu

Enzo Yamazaki, Osmar Salvador e Judy Matsumi são outros destaques.
Igor Kikuchi venceu todas as 7 partidas e sagrou-se campeão da primeira etapa do XII Super Open de Xadrez, realizada no último sábado, 12/04, em Pariquera-Açu, na quadra coberta da EE Manoel Camillo Junior. Igor, de 13 anos, representante do Colégio Lantagi de Registro, derrotou Renato Cabeça na última rodada e mostrou porque é o atual campeão paulista Sub 14, registrando-se recentemente entre seus excelentes resultados o empate com o GM Everaldo Matsura. Desta vez não aconteceu o esperado encontro entre Igor e Nilton Hirota, que fizeram a eletrizante final de 2013, com vitória de Igor apenas no xadrez relâmpago, depois de empates nas pensadas e rápidas. Nilton empatou com Renato Cabeça e com 6,5 pontos ficou invicto em segundo lugar, apesar de ter tido muitas dificuldades contra Antonio Santana e ter perdido para Vitor Yanaguihara.

Dividiram o terceiro lugar com 6 pontos Ricardo Godoy, de Iguape, Ricardinho Matayoshi de Juquiá e Thiago Alves, de Registro. Com 5,5 pontos ficaram Renato Cabeça da Ilha Comprida e Enzo Yamazaki, 12, que retornou aos tabuleiros colhendo um excelente resultado. Osmar Salvador Dias Filho, também da categoria Sub 12, aluno do Projeto Crescer para o Futuro, da Ilha Comprida, foi outro grande destaque ao conquistar 5 vitórias logo na sua primeira etapa do Super Open, igualando feito de Pedrinho Feijó em 2013.

Entre as mulheres, destaque para Judy Matsumi, Gabriela Moreira e Mariana Kikuchi, todas com 5 pontos nos sete possíveis. Judy, da EE Plácido de Paula e Silva puxou a fila com melhor milésimo. Gabriela, da EE João Adorno Vassão, teve o mérito de vencer Nicole Fernanda. Mariana, atual campeã paulista Sub 10, demonstra cada vez mais maturidade. Mini destaque para a universitária Daniely Nunes, que acabou entrando no torneio na terceira rodada, convidada pela organização, e terminou invicta com 4 pontos, sendo aplaudida ao encerrar o torneio com o xeque mate na última partida do dia. Daniely inclusive poderá integrar a equipe registrense nos Jogos Regionais.

O Programa Escola da Família da escola anfitriã, sob liderança da prestativa professora Idelma Redis, ofereceu um saboroso almoço para os 115 enxadristas que participaram desta etapa, representando os municípios de Registro, Iguape, Ilha Comprida, Juquiá , Sete Barras e Pariquera-Açú.

A próxima etapa será dia 27 de abril em Juquiá, na EE João Adorno Vassão. Todos podem participar, estudantes ou não.

A décima segunda edição do Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira é uma realização conjunta das Secretarias de Educação e Esportes de Registro, em parceria com a Diretoria de Ensino-Região de Registro, Programa Escola da Família e com o apoio das Prefeituras de Juquiá, Pariquera-Açu, Sete Barras, Ilha Comprida, Cananéia e Iguape.

Os três primeiros colocados em cada etapa, dentro das categorias, garantem vaga nos play-offs, que reúnem os 12 melhores. A classificação completa de cada categoria do Super Open pode ser conferida no site da Diretoria (www.diretoriadeensino.com) e em esportesregistro.blogspot.com.