Vacinação antirrábica acontecerá em Registro a partir de segunda, dia 09

Na zona urbana, vacinação será entre os dias 09 e 14. Na zona rural, de 20 a 27 de setembro.
A Prefeitura de Registro, através da Divisão Técnica de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, realizará a vacinação antirrábica anual para cães e gatos no mês de setembro. Na zona urbana ela acontecerá entre os dias 09 e 14, e na zona rural será entre os dias 20 e 27 de setembro. Serão instalados postos de vacinação fixos e móveis em diversos pontos da cidade. No sábado, dia 14 de setembro, o posto de vacinação estará no Estádio Municipal Brigadeiro Alberto Bertelli, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. A novidade este ano é a inclusão do Jardim Ipanema, que não contava com posto de vacinação.

A vacinação antirrábica da campanha é destinada exclusivamente para cães e gatos, não sendo indicada para quaisquer outras espécies ou para animais com hipersensibilidade aos componentes da mesma. Poderão ser vacinados animais com idade superior a 90 dias. Fêmeas grávidas podem tomar a vacina, desde que não estejam no período final da gestação, ou seja, nos últimos 20 dias. Segundo o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Urio Dantas Pioker, a meta é imunizar 21.803 cães e 3.409 gatos.

A DOENÇA

A raiva é uma doença comum nos animais e no homem, constituindo o que se chama de zoonose. Ela atinge o ser humano através do contato com a saliva de animais doentes. Este contato se dá pela mordedura, arranhadura ou lambedura de mamíferos. Por esta razão, sempre que houver um acidente envolvendo animais domésticos deve-se procurar uma unidade de saúde.

A Divisão Técnica de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde manterá plantão nos postos de vacinação para atendimento dos casos de reações adversas, porém, estas reações são muito raras e podem ser controladas, desde que diagnosticadas precocemente.
Para o Calendário de Vacinação. Para acessar basta clicar neste link.