Xadrez: Igor Kikuchi é 100% no Capinzal

Daniele Pereira e Ricardo Matayoshi são outros destaques do Super Open.
Igor Kikuchi, 13, do Colégio Lantagi venceu a última etapa classificatória do Super Open de Xadrez, realizada no domingo, 6/10, na acolhedora EE Dona Irene Machado de Lima, no bairro Capinzal em Registro. Repetindo o feito de Ailton Pontes em Juquiá, no domingo anterior, Igor venceu todas as 7 partidas mas ainda teve o mérito de superar Ailton e Nilton Hirota, os dois finalistas do primeiro semestre, mostrando que é forte candidato na categoria Livre.

Na última rodada, Hirota recusou o empate duas vezes e Igor teve a chance de demonstrar sua técnica no final de bispos de cores opostas. Na última semana Igor conquistou mais de 20 pontos para seu rating internacional no Aberto de Mogi das Cruzes. Agora seu próximo desafio será o Brasileiro Escolar em Betim.

Ailton Pontes, que só perdeu para Igor, ficou em segundo lugar, isolado, com 6 pontos. A grande surpresa foi Ricardinho Matayoshi, do Colégio Logos de Juquiá, que ficou em terceiro lugar com 5,5 pontos na categoria Livre, entre 96 participantes. Ricardo, 12, foi o campeão do Sub 12 do primeiro semestre superando Pedrinho do Indaiatuba num encontro equilibradíssimo. Por ironia do destino, os dois se enfrentaram na mesa três na última rodada no Capinzal: Pedrinho começou melhor, ganhou uma peça, mas Ricardo teve paciência para se defender e acabou vencendo a dramática partida aproveitando-se da posição exposta do rei adversário. Antonio Santana e Diego Ribeiro também foram muito bem e chegaram aos 5,5 pontos, ocupando as posições seguintes.

Daniele Pereira e Judy Matsumi foram as únicas mulheres que chegaram aos 5 pontos. Daniele teve melhor desempate e empatou com Nilton Hirota numa duríssima partida em que expirou o tempo de Hirota, mas pela insuficiência de material de Dani decretou-se a igualdade. Judy , “a rainha dos empates”, integrou a equipe da EE Plácido de Paula e Silva que ficou em terceiro lugar na Final Estadual da Olimpíada Escolar, realizada na última semana em Limeira.

Outros destaques: Christopher Eduardo, que estudou na Irene e retornou aos tabuleiros com um xadrez seguro e eficiente; Mariana Kikuchi, da Fundação Bradesco, cada vez mais consistente e com vitórias expressivas; Caio Rafael,10, da EMEF Manuel Martins, que chegou aos 4,5 pontos e ganhou até um livro de xadrez; Nicole, que empatou com Hirota quando este se viu em apuros; a volta do bom xadrez para Paloma dos Santos e Matheus Ribeiro, ambos da EE João Adorno Vassão de Juquiá. Sem esquecer do “frango com batatas”, especialidade da escola Irene Machado comandada pelo professor Maurílio Negro, presente na abertura e premiação do evento.

O Super Open é uma realização da Prefeitura de Registro através das Secretarias de Educação e Esportes, em parceria com a Diretoria de Ensino de Registro e apoio das prefeituras de Juquiá, Pariquera-Açu , Ilha Comprida, Sete Barras, Cananéia e Iguape.

PRÓXIMOS LANCES

Agora o Super Open dá uma “parada”. Durante esta semana, algumas finais do primeiro semestre. Dia 20 as equipes masculina e feminina de Registro, ambas medalha de ouro nos Regionais, começam a disputar os Jogos Abertos do Interior em Mogi das Cruzes. Dia 08 de novembro será a retomada do segundo semestre em local deixado em segredo. Na semana que vem informaremos os classificados para os play-offs, que definirão os que irão para a Juréia na semana seguinte.

Informações em esportesregistro.blogspot.com ou www.diretoriadeensino.com.