60º Tooro Nagashi movimenta Registro neste final de semana

Tradicional no Vale do Ribeira e pioneiro no país, o Tooro Nagashi de Registro, celebração típica da cultura japonesa em homenagem aos antepassados, chega à sua 60ª edição neste final de semana, com extensa programação no Parque Beira Rio.

Desde a manhã de sábado, dia 1º, até a noite de domingo, 2 de novembro, Dia de Finados, haverá diversas atrações, com destaque às apresentações de música e dança, aos saborosos pratos da culinária nipônica e, principalmente, à homenagem aos mortos, na qual milhares de barquinhos (tooros) iluminados por velas são soltos no rio. Os tooros, que levam as almas dos antepassados, têm suas luzes coloridas refletidas nas águas do rio, enquanto, no céu, fogos de artifício iluminam a noite.

Cerca de 20 mil pessoas devem participar do 60º Tooro Nagashi, que é organizado pela Associação Cultural Nipobrasileira de Registro (Bunkyo), com colaboração da Associação Cultural e Esportiva de Registro (ACER), Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira (Fenivar) e Prefeitura Municipal de Registro. A realização do evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.