Realizado pela Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, com apoio do Centro Municipal de Fisioterapia e Reabilitação, o Dia H da Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, aconteceu no último sábado, 25 de janeiro, na UBS Centro e foi acompanhado pela diretora de Vigilância em Saúde, Cintia Zilda de Almeida e pela enfermeira e responsável pelo Programa Municipal de Hanseníase, Fabiane da Silva Fortes da Motta.
No Janeiro Roxo desse ano, mês de conscientização sobre a Hanseníase, foram distribuídos informativos e orientações para a população que compareceu à ação. Na avaliação, os casos suspeitos, com manchas e diminuição de sensibilidade, foram encaminhados para a dermatoneurológica, destes, somente três estão em investigação.
“De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a ação foi positiva. Quem não pôde comparecer no sábado, a orientação é para que as pessoas procurem a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. O nosso desafio ainda é o diagnóstico precoce, mas Hanseníase tem cura e podemos ajudar”, alerta a secretário municipal de Saúde, Edson Gauglitz.
Lembrando que a Hanseníase é uma doença infectocontagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável suscetível. Embora tenha cura, pode causar incapacidades físicas, se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente.
Hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito.