Agentes comunitários e técnicos de enfermagem recebem curso para contribuir no atendimento de saúde mental

Já foram capacitados cerca de 40 profissionais de saúde e atualmente está em andamento a terceira turma. A meta é que o projeto qualifique 100 profissionais.
Com a proposta de qualificar agentes comunitários de saúde (ACSs) e auxiliares e técnicos em enfermagem, o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo o projeto Caminhos do Cuidado. A iniciativa tem como meta oferecer formação em saúde mental, crack e outras drogas como estratégia para possibilitar aos profissionais da Atenção Básica trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, acolhendo e cuidando do usuário.

Todo o trabalho é desenvolvido conforme as especificidades de cada território, levando em conta a realidade de cada região que os profissionais atuam. A tutora do projeto, coordenadora do CEREST, Marlene Rocha, esclarece a importância do curso para a saúde do Município. “Isso representa muito para o processo de reforma psiquiátrica, da política de saúde mental com ênfase na rede de atenção psicossocial com vistas à produção de cuidado, a reintegração social e de cidadania da pessoa usuária de álcool e outras drogas”.

O curso possui uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas serão desenvolvidas na modalidade presencial e 20 horas em atividades práticas. Em Registro o projeto foi implantado em 2014. Já foram capacitados cerca de 40 profissionais de saúde e atualmente está em andamento a terceira turma. A meta é que o projeto qualifique 100 profissionais.

“Os Agentes de Saúde, os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem exercem papel fundamental em nossa rede de atenção. Com mais este conhecimento, eles ampliarão a capacidade de seu atendimento, especialmente na saúde mental”, enfatizou a Secretária de Saúde, Jô Rangel.





























Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS