Câmara Técnica de Cultura do Codivar reúne gestores municipais da região

Em reunião solicitada pela Secretaria de Cultura de Registro, dirigentes elegeram o representante regional do Sisem e tiveram acesso a importantes informações do setor
Diretores e secretários de cultura de 17 municípios se reuniram em Registro nesta quarta-feira, 22/08, em encontro promovido pela Câmara Técnica de Cultura do Codivar. Solicitada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Registro, a reunião contou com a presença do Prefeito Gilson Fantin na abertura e foi bastante produtiva para os municípios.

O Diretor Técnico do Sistema Estadual de Museus (Sisem), David Kaseker, apresentou as atividades desenvolvidas pelo Sisem para o Vale do Ribeira e também conduziu a eleição do representante regional. O Secretário de Cultura e Turismo de Registro, Carlos Alberto Pereira Junior, foi eleito o representante do Sisem no Vale, tendo como suplente a Diretora de Cultura de Cananéia, Thayssa M. de Mello. David Kaseker também anunciou que o Museu Municipal de Cananéia foi contemplado pelo Proac Preservação de Acervos Museológicos, que repassa recursos para melhoria dos museus do Estado.

Ex-diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos de Moraes Sartini agora é responsável pela promoção do programa Cultura Viva e também esteve em Registro para falar sobre o Edital dos Pontos de Cultura que abre nesta sexta-feira, 24/08. O edital premia projetos com até R$ 60 mil de artistas e grupos locais. “O Vale do Ribeira tem uma riqueza cultural enorme e os artistas têm essa oportunidade de difundir sua arte”, destacou Sartini.

Os gestores de cultura também tiveram acesso ao relatório sobre o andamento dos trabalhos de mapeamento cultural e turístico realizado no Vale do Ribeira pelo Sesc Registro. Essa importante pesquisa de campo trará indicadores mais precisos sobre as potencialidades culturais e turísticas da região, possibilitando integrar as ações e investimentos. “São impressionantes os resultados apresentados até agora. Todos os municípios aderiram e o trabalho está em fase de formação do grupo gestor”, explica Carlos Alberto Pereira Junior.

Representando também a Poiesis Organização Social de Cultura, Carlinhos divulgou ainda o Ciclo de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, que será realizado em Registro nos dias 21 e 22 de setembro. O encontro terá como foco a cultura caiçara e terá atividades de formação para professores e mesas de debate. Nos próximos dias a Poiesis deve divulgar a programação completa e as inscrições.