Campanha realiza exame preventivo gratuito para câncer de pele neste sábado, 30/11

Atendimento será no Centro de Saúde de Registro, das 9 às 15h.
No Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, 30 de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com a Prefeitura de Registro realizará exames preventivos gratuitos. Os atendimentos acontecerão neste sábado, das 9h às 15h, no Centro de Saúde de Registro. A ação também acontecerá em outros 139 postos do país, mobilizando cerca de 4 mil médicos voluntários que realizarão atendimento simultâneo para análise, diagnóstico e posterior tratamento da doença.

O câncer da pele não melanoma é o mais prevalente no Brasil, com 134.170 novos casos previstos para 2013, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nos Estados Unidos, a Academia Americana de Dermatologia estima que haja dois milhões de casos novos a cada ano.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento. Apesar da incidência elevada, o câncer da pele não-melanoma pode ser curado com facilidade se detectado logo no início. Por isso, examine regularmente sua pele e procure imediatamente um dermatologista caso perceba pintas ou sinais suspeitos.

Não se esqueça: o câncer da pele pode ser evitado com medidas simples de proteção solar.

MEDIDAS PREVENTIVAS

- Evite sair ao sol entre 10 e 15 horas

- Use boné ou chapéu e camiseta sempre que estiver em situação de exposição ao sol

- Lembre-se: protetor solar sozinho não resolve

VEJA SE VOCÊ É UMA PESSOADE RISCO PARA O CÂNCER DA PELE

- Tem casos de câncer da pele na família?

- Teve queimadura solar?

- Tem sardas?

- Tem muitas pintas?

- Tem pele clara?

- Você não consegue se bronzear?

- Está com uma feridinha que não cicatriza?

- Tem uma pinta que está mudando de cor e/ou está crescendo?

- Já teve câncer da pele?

-Tem mais de 65 anos?

Com um ou mais destes fatores você é uma pessoa de risco: faça seu exame preventivo gratuito neste sábado, 30/11.