O Centro de Atenção Psicossocial de Registro (CAPS I) realiza entre os dias 14 e 15 de maio a Semana da Luta Antimanicomial. O objetivo é chamar a atenção para o dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, uma data muito importante para a saúde mental uma vez que defende o fechamento dos hospitais psiquiátricos e a abertura de serviços substitutivos, como o CAPs, Residências Terapêuticas e leitos psiquiátricos.
“Estes serviços proporcionam ao portador de transtorno mental um atendimento humanizado, respeitando os direitos e oportunizando o tratamento em liberdade”, explica o Coordenador de Saúde Mental do CAPS Registro, Sttefano Juan Bomfim Merfa. Ele destaca que, além do CAPS, Registro conta também com a Residência Terapêutica, onde moram 10 portadores de transtornos mentais que antes viviam de maneira precária em hospitais psiquiátricos, muitas vezes sem contato algum com familiares.
A programação da Semana contribuirá com a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo CAPS Registro, além de levantar debates sobre questões importantes, como as modalidades de internação, fechamento dos manicômios, empoderamento, serviços de tratamento para dependência química e inclusão.
PROGRAMAÇÃO
(aberta a todos os interessados)
14 DE MAIO (segunda-feira)
Mesa Triangular: Mito ou Verdade: Precisa Internar?
Discussão sobre o tema internação.
Local: UNISA
Horário: 13h30 às 16h
15 DE MAIO (terça-feira)
Intervenção teatral e musical dos frequentadores do CAPS e discussão sobre o tema “Empoderamento”
Local: Praça dos Expedicionários
Horário: 13h30 às 16h
16 DE MAIO (quarta-feira)
Atividades recreativas: Saúde na Mente
Objetivo é divulgar os serviços de tratamento para dependência química.
Local: Praça Beira Rio e Praça do Skate
Horário: 13h30 às 16h
17 DE MAIO (quinta-feira)
Congresso CAPS: Por Dentro do Serviço
Realização de diferentes atividades e oficinas propostas pelo serviço: relatos de casos, acolhimento, oficinas terapêuticas, grupos de família, grupo de apoio ao dependente químico e consultas.
Local: CAPS de Registro
Horário: 13h30 às 16h
18 DE MAIO (sexta-feira)
Passeata da Inclusão
Local: Saída da Prefeitura em direção à Praça dos Expedicionários pela Avenida Jonas Banks Leite.
Horário: 13h30 às 16h.