CAPS Registro promove Semana da Luta Antimanicomial

Programação entre os dias 14 e 18 de maio contará com debates, intervenção teatral e musical, atividades recreativas, congresso CAPS e passeata da inclusão
O Centro de Atenção Psicossocial de Registro (CAPS I) realiza entre os dias 14 e 15 de maio a Semana da Luta Antimanicomial. O objetivo é chamar a atenção para o dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, uma data muito importante para a saúde mental uma vez que defende o fechamento dos hospitais psiquiátricos e a abertura de serviços substitutivos, como o CAPs, Residências Terapêuticas e leitos psiquiátricos.

“Estes serviços proporcionam ao portador de transtorno mental um atendimento humanizado, respeitando os direitos e oportunizando o tratamento em liberdade”, explica o Coordenador de Saúde Mental do CAPS Registro, Sttefano Juan Bomfim Merfa. Ele destaca que, além do CAPS, Registro conta também com a Residência Terapêutica, onde moram 10 portadores de transtornos mentais que antes viviam de maneira precária em hospitais psiquiátricos, muitas vezes sem contato algum com familiares.

A programação da Semana contribuirá com a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo CAPS Registro, além de levantar debates sobre questões importantes, como as modalidades de internação, fechamento dos manicômios, empoderamento, serviços de tratamento para dependência química e inclusão.

PROGRAMAÇÃO

(aberta a todos os interessados)

14 DE MAIO (segunda-feira)

Mesa Triangular: Mito ou Verdade: Precisa Internar?

Discussão sobre o tema internação.

Local: UNISA

Horário: 13h30 às 16h

15 DE MAIO (terça-feira)

Intervenção teatral e musical dos frequentadores do CAPS e discussão sobre o tema “Empoderamento”

Local: Praça dos Expedicionários

Horário: 13h30 às 16h

16 DE MAIO (quarta-feira)

Atividades recreativas: Saúde na Mente

Objetivo é divulgar os serviços de tratamento para dependência química.

Local: Praça Beira Rio e Praça do Skate

Horário: 13h30 às 16h

17 DE MAIO (quinta-feira)

Congresso CAPS: Por Dentro do Serviço

Realização de diferentes atividades e oficinas propostas pelo serviço: relatos de casos, acolhimento, oficinas terapêuticas, grupos de família, grupo de apoio ao dependente químico e consultas.

Local: CAPS de Registro

Horário: 13h30 às 16h

18 DE MAIO (sexta-feira)

Passeata da Inclusão

Local: Saída da Prefeitura em direção à Praça dos Expedicionários pela Avenida Jonas Banks Leite.

Horário: 13h30 às 16h.

Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS