Carnês de IPTU começam a ser distribuídos

Pagamento do imposto em cota única receberá 10% desconto até o dia 10 de março.
A Prefeitura de Registro iniciou na semana passada a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2016. Os cerca de 21 mil carnês devem ser entregues no endereço dos contribuintes até o final do mês de fevereiro. É importante que no momento da entrega da correspondência tenha alguém na residência para assinar o aviso de recebimento.

Quem não receber o carnê poderá retirá-lo no Posto de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura a partir da primeira semana do mês de março. A Secretaria de Finanças destaca que o não recebimento do carnê não desobriga o morador de pagar o imposto.

O contribuinte que pagar o imposto em cota única terá incentivo de 10% de desconto, com vencimento no dia 10 de março. Já quem preferir pagar em duas parcelas também receberá 10% de desconto, com a primeira parcela vencendo no dia 10 de fevereiro e a segunda em 10 de março. Vale destacar que o pagamento da cota única está condicionado à data do vencimento, não podendo ser recebida após o dia de 10 de março.

O IPTU também pode ser pago em até 10 parcelas com vencimento a partir de 10 de março, mas sem descontos. O imposto teve o valor corrigido pelo índice de 9,93%, cobrindo apenas a inflação do período.

O não pagamento do IPTU até a data de vencimento resultará em incidência de multas, atualização monetária e juros. Para quem optar em pagar em até 10 parcelas, em caso de atraso, terá multa de 2% do valor do tributo, mais juros de 1% ao mês. O prazo de recurso contra o lançamento do imposto é de 15 dias após o recebimento do carnê.

“O IPTU é um dos poucos impostos arrecadados diretamente pelos municípios, pois a grande maioria vai para os governos federal e estadual. Por isso é importante pagar o IPTU em dia para contribuir com a manutenção dos serviços públicos municipais”, ressalta o Secretário de Finanças da Prefeitura, Mario Matsumoto.