Ceramista premiada, Ivone Shirahata realiza sua primeira exposição em Registro

A mostra em comemoração ao centenário da imigração japonesa ficará no Complexo Cultural KKKK de 26 de outubro a 10 de novembro.
Discípula de Shoko Suzuki - considerada uma das mais importantes representantes da arte koguei no Brasil, a ceramista registrense Ivone Shirahata apresenta para sua cidade natal a exposição intitulada “Origem”. A mostra em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Vale do Ribeira ficará aberta para visitação de 26 de outubro a 10 de novembro no Complexo Cultural KKKK, de segunda a sexta das 8h30 às 19h, e aos sábados das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

A arte koguei envolve a criação de objetos a partir de elementos básicos da natureza como fogo, água, madeira, terra e ferro. Com peças de cerâmica queimadas à lenha no forno noborigama, Ivone segue a tradição oriental de realizar um ritual que representa a admiração pelo fogo. Em sua primeira exposição individual, a registrense levará um pouco da natureza para dentro do prédio do KKKK, reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo e marco da colonização japonesa.

A artista já conquistou o Prêmio Acrilex em 2002 e o Prêmio Triarte em 2004, participa desde 2007 da Grande Exposição de Arte do Bunkyo, é presidente da Comissão de Arte Craft e leciona em seu ateliê, batizado de Atelier Terra Bela, em Cotia/SP.

A exposição conta com o patrocínio da Tim, apoio da Prefeitura Municipal de Registro, Associação Cultural Nipo-Brasileira e colaboração da professora Cristina Hirota.