Desenvolvimento Agrário utiliza espaço ocioso em escola municipal para plantio de pupunha

Projeto piloto foi implantado na EMEF Olga Clivatti Rodrigues e, além de servir como área demonstrativa, vai enriquecer cardápio da merenda escolar.
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura de Registro, que presta serviço de manutenção em algumas escolas municipais, sugeriu o aproveitamento do espaço ocioso para o plantio de palmito pupunha. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto piloto foi implantado na EMEF Olga Clivatti e, além de servir como área demonstrativa, vai enriquecer o cardápio da merenda escolar.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Basílio da Silva, o plantio das mudas de pupunha visa estabelecer áreas demonstrativas sobre espaçamento a serem implantados na cultura da pupunha. “Essas áreas servirão para acompanhamento técnico e explicativo para demonstração em cursos a serem realizados sobre a cultura envolvendo parcerias da Ecap Jr, UNESP, Sindicato Rural de Registro, CATI e pequenos e micro produtores rurais”, explica Nelson. Além disso, o plantio da pupunha melhora visualmente as áreas ociosas das escolas e a produção do palmito será destinado à aplicação culinária para alimentação dos alunos, possibilitando a inclusão na merenda escola.

Na primeira área disponibilizada na EMEF Olga Clivatti, foram plantadas 400 mudas de pupunha. O palmito estará apto para colheita dentro de aproximadamente dois anos. A intenção é estender o plantio para outras escolas municipais que possuem áreas ociosas.

Além do Secretário Nelson Basílio, também estão envolvidos diretamente no projeto a Secretária de Educação, Simone Patrícia de Castilho Cunha, a Pedagoga Maria Luiza Rebello, a Diretora da EMEF Olga Clivatti Rodrigues, Rosangela Pinheiro Leandro, e o Chefe da Divisão Técnica Agrária, Adriano Hermes de Sousa.