A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura de Registro, que presta serviço de manutenção em algumas escolas municipais, sugeriu o aproveitamento do espaço ocioso para o plantio de palmito pupunha. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto piloto foi implantado na EMEF Olga Clivatti e, além de servir como área demonstrativa, vai enriquecer o cardápio da merenda escolar.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Basílio da Silva, o plantio das mudas de pupunha visa estabelecer áreas demonstrativas sobre espaçamento a serem implantados na cultura da pupunha. “Essas áreas servirão para acompanhamento técnico e explicativo para demonstração em cursos a serem realizados sobre a cultura envolvendo parcerias da Ecap Jr, UNESP, Sindicato Rural de Registro, CATI e pequenos e micro produtores rurais”, explica Nelson. Além disso, o plantio da pupunha melhora visualmente as áreas ociosas das escolas e a produção do palmito será destinado à aplicação culinária para alimentação dos alunos, possibilitando a inclusão na merenda escola.
Na primeira área disponibilizada na EMEF Olga Clivatti, foram plantadas 400 mudas de pupunha. O palmito estará apto para colheita dentro de aproximadamente dois anos. A intenção é estender o plantio para outras escolas municipais que possuem áreas ociosas.
Além do Secretário Nelson Basílio, também estão envolvidos diretamente no projeto a Secretária de Educação, Simone Patrícia de Castilho Cunha, a Pedagoga Maria Luiza Rebello, a Diretora da EMEF Olga Clivatti Rodrigues, Rosangela Pinheiro Leandro, e o Chefe da Divisão Técnica Agrária, Adriano Hermes de Sousa.