Dia do Desafio movimenta mais de 21 mil pessoas em Registro

Apesar de perder para Puerto Padre, Registro aumentou a adesão de participantes este ano.
A quarta-feira, 29 de maio, foi marcada por uma grande mobilização dos cidadãos registrenses. Mais de 21 mil pessoas praticaram algum tipo de atividade física para ajudar o município na disputa do Dia do Desafio 2013. Registro competiu contra a cidade de Puerto Padre, de Cuba, e contou com a adesão de mais de 40% da população. Apesar do aumento na participação, o município adversário contabilizou 56,58% de seus moradores praticando atividade física na data, conquistando a vitória.

Foram 21.762 pessoas em Registro que, junto com a Secretaria de Esportes, abraçaram a causa e ajudaram a cidade a obter o excelente desempenho. Desde 2008 o município não alcançava um número tão significativo. De acordo com Sylvio Murasawa, organizador do Dia do Desafio no município, apesar da derrota, a cidade saiu vitoriosa nesta disputa, pois o objetivo foi alcançado: despertar o interesse dos registrenses pela prática de esportes e atividades físicas. "O principal adversário neste evento era o sedentarismo e ele foi derrotado. A meta da Secretaria Municipal de Esportes era mobilizar 30% da população e, no final, tivemos um "lucro" de 10%. Plantamos uma semente hoje para colhermos os frutos nos próximos anos", comentou Sylvio.

O grande número de pessoas praticando atividades físicas foi contabilizado graças às atividades organizadas pela Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal. A programação no Ginásio Mário Covas começou de manhã e se estendeu até a noite com apresentações de dança, artes marciais, ginástica, entre outras atividades. Alunos das escolas públicas e particulares, além de prepararem jogos especiais dentro das escolas, também tiveram acesso a modalidades esportivas no Ginásio, instruídos por alunos do curso de Educação Física da UNISEPE. Também participaram do evento o grupo VidAtiva, a Polícia Militar e o grupo de Radio Taiso do Bunkyo. Algumas empresas também receberam profissionais de Educação Física para mobilizar seus funcionários, além da Associação Comercial (ACIAR), que participou do evento durante o café “Bom dia, Comerciante”.

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à vida ativa e adoção de hábitos saudáveis para as pessoas de todas as idades. O evento é difundido pela The Association For International Sport for All, coordenado no Continente Americano pelo SESC e realizado em Registro pela Secretaria de Esportes da Prefeitura. De 2013 a 2016, a data será uma das ações da campana MOVE Brasil, que busca ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país até 2016, ano de realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

A equipe organizadora do Dia do Desafio em Registro agradece a colaboração da Prefeitura Municipal de Registro, Câmara Municipal de Registro, ACIAR, 14º Batalhão da Polícia Militar de Registro/SP, Disvep, Iguauto, Nuno Vel, Sayuji, Sulpave, Shopping Registro, Vida Ativa, Bunkyo, voluntários da UNISEPE, Colégio Adventista, ARJU, ADERE, ARTEME, João Carlos Magi, Marcelo Reys, Rodrigo Furacão, Samuel Pinto Pereira e a todos que ajudaram e/ou praticaram alguma atividade física no Dia do Desafio.