Dupla estreia com vitória na Roda de Violeiros

Mais de 2 mil pessoas prestigiaram o tradicional evento que valoriza a música de raiz.
Formada há apenas três meses e estreante no evento, a dupla Diego e Moreno, de Registro, venceu a 41ª Roda de Violeiros “Fermínio Gonçalves de Freitas”, realizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura neste feriado de 1º de maio. Em segundo lugar ficou a dupla Freitas e Nelsito, seguida por Dito e Zeca em terceiro, ambas de Registro.

Na categoria solo, a cantora Selma Silvano, de Itariri, conquistou o primeiro lugar. Miguel de Ramos (Iguape) ficou em segundo e Aparecido Fernandes (Registro), em terceiro. A premiação aos vencedores foi entregue pelo prefeito Gilson Fantin, vice-prefeito Nilton Hirota, vereador Cleiton Peniche, chefe de Gabinete Luciano Miyashita e pelo secretário de Serviços Municipais, Claudio Bolsonello.

Tradicionalmente realizada em homenagem ao Dia do Trabalhador, a Roda de Violeiros atraiu mais de 2 mil pessoas ao salão social do RBBC. Segundo o secretário de Cultura de Registro, Cristiano Martins Oliveira, o evento recebeu 30 inscrições, entre solos, duplas e trios. Os vencedores de cada categoria receberam troféus e prêmios em dinheiro: R$ 500 para o primeiro colocado, R$ 300 para o segundo e R$ 200 para o terceiro.

Além dos músicos que concorreram, a Roda de Violeiros contou com participações especiais. Logo na abertura, a Banda Municipal de Registro mostrou seu talento tocando o Hino Nacional Brasileiro. E o Grupo Raízes do Ribeira também chamou a atenção do público com o melhor da música raiz. Entre as atrações principais, o violeiro, cantor e compositor Jackson Ricarte se apresentou na abertura e no encerramento da Roda de Violeiros, além de ter feito parte do júri junto com Sesary e Totó Muniz, um dos fundadores da Roda. Famoso violeiro do 'Balé Folclórico do Estado de São Paulo', Ricarte também ministrou um pequeno workshop de viola ao final do evento.

O público que prestigiou a Roda concorreu ao tradicional sorteio de cestas básicas, que sempre segue o mesmo número da edição do evento – portanto, 41 cestas foram sorteadas. Uma delas foi reservada para uma espectadora ilustre. Aos 84 anos, dona Rosa Calcinatt de Oliveira não deixou de prestigiar os violeiros da região. “Há mais de 15 anos eu venho”, revelou.

As fotos do evento podem ser conferidas no facebook Guia Registro.