Educação regulamenta o desenvolvimento de Projetos Educacionais voltados ao Reforço Escolar

A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu diretrizes dos Projetos Educacionais para atendimento de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Registro. Os alunos que não apresentarem uma boa aprendizagem do conteúdo escolar, além da recuperação contínua, que já acontece em sala de aula, também terão a oportunidade de participar da recuperação paralela, que será oferecida no contraturno escolar. A recuperação será lecionada pelos próprios professores, que terão a carga horária extra atribuída de forma suplementar.

De acordo com a secretária da Educação, Simone Patrícia Castilho Cunha, a aprendizagem escolar é a efetivação das potencialidades de cada aluno e não acontece em momentos isolados. “É um processo múltiplo, o aluno utiliza-se de estratégias diversas para aprender e para tanto é necessário retomar, continuamente, os conteúdos em momentos diferentes, pois o domínio desses conteúdos escolares dá-se ao longo do tempo, através do conjunto de oportunidades de recuperação e reforço”, disse Simone.

Cada escola desenvolveu seu projeto educacional voltado ao reforço escolar, levantando a quantidade de alunos que necessitará da recuperação paralela e quais matérias serão abordadas. Os projetos levaram em conta as demandas apontadas nos diagnósticos escolares do Conselho Final de 2012 e Conselho de Classe e Série do 1º Semestre de 2013.