Com objetivo de capacitar atores envolvidos na rede de proteção à criança e prevenir o trabalho infantil, Registro implantará o Projeto Escola e Comunidade Criança não Trabalha. Fruto de parceria entre a Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo), Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Prefeitura de Registro, o projeto piloto funcionará na EMEF Josino Silveira e escolas vinculadas do Votupoca e Areado.
O Termo de Cooperação Técnico-Financeira foi assinado pelo prefeito Gilson Fantin e pelo presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, durante solenidade realizada na Escola Josino Silveira na manhã de segunda-feira, 10/03. Também assinaram o Termo a diretora da DRADS, Ana Lourdes Fideles de Oliveira, a presidente do Sindicato dos Comerciários de Registro, Rosemeire Lara dos Santos Novaes, e a secretária municipal de Educação, Simone Patrícia Castilho Cunha.
Ao agradecer à Fecomerciários pela parceria, o prefeito Gilson destacou a importância de investir nas crianças e adolescentes. “Hoje as oportunidades vêm por meio dos estudos, da qualificação profissional e de projetos como este, que protegem o direito das crianças de brincar e estudar”, afirmou. O presidente da Fecomerciários ressaltou que o projeto piloto realizado em Registro será exemplo para outras cidades e regiões, pois é a primeira vez que é voltado para a zona rural. “Tenho certeza que será um sucesso. É uma semente que iremos colher no futuro”, concluiu Luiz Carlos.
A solenidade contou com a presença da presidente da Câmara, Dra. Inês Kawamoto, dos vereadores Cleiton Peniche e Maurício Martins, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Amelia Fantin, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Cristiane Marques, da diretora da EMEF Josino Silveira, Eliane Ferreira, professores e alunos.
O PROJETO
O Projeto Escola e Comunidade Criança não Trabalha prevê a capacitação de 35 representantes das áreas da educação – sendo 27 professores -, saúde, assistência social, cultura, Conselho Tutelar e CMDCA para atuarem junto aos alunos e comunidade. A proposta pedagógica foi elaborada pelo professor Paulo José de Lara Dante e os parceiros do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e do Ministério Público do Trabalho. O intuito do projeto é conscientizar a sociedade sobre o dever de garantir à criança e ao adolescente o direito de ter uma infância saudável e assistida, com condições para estudar e se desenvolver, de forma que possam se tornar adultos plenos ao exercício da cidadania.