Exposição revela a serena harmonia da arte cerâmica de Ivone Shirahata

Mostra permanece aberta à visitação no Complexo de Educação e Cultura KKKK até 10/11.
Foram 21 anos de aprendizado, pesquisa e experimentação até Ivone Shirahata realizar sua primeira exposição individual. O local escolhido para revelar toda a delicadeza e a harmonia de sua arte cerâmica foi Registro, sua terra natal. O Complexo de Educação e Cultura KKKK abriga as peças feitas com as mãos, o coração, a alma e muita fé, conforme a própria ceramista descreveu na abertura da exposição “Origem”, realizada na sexta-feira, 25/10.

Ao lado de sua mestre Shoko Suzuki, familiares, amigos e lideranças do município, Ivone Shirahata lembrou de suas origens em Registro, dos primeiros contatos com a cerâmica e da preparação para o momento de realizar a primeira exposição individual. A ceramista agradeceu aos familiares que auxiliaram na montagem das instalações e a todos que contribuíram com a realização da mostra.

A abertura contou também com a presença do prefeito Gilson Fantin e da primeira-dama Maria Amelia, do vice-prefeito Nilton Hirota, secretário municipal de Cultura, Cristiano Martins Oliveira, professora Cristina Hirota (colaboradora da exposição), vice-presidente do Bunkyo, Irineu Makoto, entre outras lideranças.

Ivone segue a tradicional arte koguei, que envolve a criação de objetos a partir de elementos básicos da natureza como fogo, água, madeira, terra e ferro. As peças ganham forma e cor nas mãos da ceramista e depois são queimadas à lenha no forno noborigama. Para a exposição de Registro, Ivone trouxe algumas peças feitas com argila retirada do próprio município, inspiradas nas formas delicadas e serenas da natureza, como sementes, pétalas e flores.

A Mostra “Origem” conta com o patrocínio da Tim e apoio da Prefeitura Municipal de Registro e Associação Cultural Nipo-Brasileira.

Exposição “Origem”

Visitação: 26/10 a 10/11 (segunda à sexta das 8h30 às 19h / sábados das 10h às 18h)

Centro de Educação e Cultura KKKK

Entrada franca