Fim de semana de muitas medalhas para o judô

Registro sediou 4 importantes competições da modalidade nos dias 12 e 13 de abril.
Com o apoio da 14ª Delegacia Regional do Vale do Ribeira e Prefeitura Municipal de Registro, a Associação Registrense de Judô sediou quatro importantes eventos no final de semana dos dias 12 e 13 de abril: Jogos Escolares do Estado de São Paulo – 3ª Etapa Registro, Campeonato Regional da 14ª Delegacia Vale do Ribeira, IV Torneio de Judô Infantil Nobuo Ogawa, paras as classes sub-9 a sub-15 e a II Copa de Judô Cidade de Registro por equipes, para as classes sub-18 a Sênior.

No sábado, os Jogos escolares reuniram centenas de estudantes, das faixas etárias de 09 a 17 anos, de diversas escolas do Vale do Ribeira e das cidades de Itapetininga, Tatuí, Aracariguama e Angatuba. A abertura oficial das competições foi declarada pelo Secretário de Esportes Djalma Luiz San Juliano dos Santos, que representou o Prefeito Gilson Fantin.

O certame classificou os dois melhores colocados para disputar a etapa IV que irá selecionar os representantes que irão ocupar vaga na Delegação do Estado de São Paulo que disputará os Jogos Escolares da Juventude - Etapa Nacional, de responsabilidade do Comitê Olímpico Brasileiro - COB. Da Associação Registrense de Judô, 21 atletas conquistaram medalhas.

O Campeonato Regional da 14 ª Delegacia Vale do Ribeira, realizado no domingo (13), selecionou judocas das classes sub-11 e sub-13 da divisão aspirantes; sub-15, sub-18 e sênior da divisão especial que irão disputar o Campeonato Estadual do Interior, que será realizado no próximo dia 27, na cidade de Itapetininga. Classificaram-se 59 judocas da região, sendo 10 da divisão especial e 49 da divisão aspirantes.

A Associação Registrense de Judô classificou oito na divisão especial e doze na divisão aspirantes; a Associação Cultural Beneficente Esportiva Nipo Brasileira de Jacupiranga, dois na divisão especial e nove na divisão aspirantes; a Academia Mafetoni Dojo de Cananéia, nove da divisão aspirantes; Associação Desportiva de Juquiá, dez da divisão aspirantes; Associação Iguapense, cinco da divisão aspirantes e a União Cultural e Esportiva Miracatuense, dois da divisão aspirantes.

Após o término do Campeonato Regional, a ARJU realizou o IV Torneio de Judô Infantil Nobuo Ogawa e a II Copa Cidade de Registro, que reuniu cerca de 250 judocas, inclusive com participantes do festival para biribas (menores de 6 anos de idade) e torneio incentivo para faixas brancas. No festival de incentivo, todos os participantes receberam medalhas de participação. A família do sensei Nobuo Ogawa esteve representada pelos seus filhos Masao Ogawa e Nice Takako Ogawa.

As agremiações melhores colocadas receberam o Troféu Nobuo Ogawa, sendo: Associação Chodokan de Itanhaén (campeã); Academia Mafetoni Dojo de Cananéia (vice-campeã), Acebenibra de Jacupiranga (3ª colocada), Projeto Judô para Todos de Pariquera Açu (4ª colocada) e Associação Chodokan de Itariri (5ª colocada).

A ARJU ficou na segunda colocação com 85 pontos, porém por ser anfitriã não participou na contagem geral para fins de premiação.

COPA CIDADE DE REGISTRO

Já na II Copa Cidade de Registro por Equipes, no masculino o campeão foi a Associação Yoshida/Ilha Comprida; a vice-campeã foi a ARJU e a terceira colocação ficou com a Academia Mafetoni Dojo.

No torneio por equipes feminino, a grande campeã foi a Yoshida/Arju; a vice-campeã foi a Chodocan de Itanháem e a terceira colocação ficou com a equipe de Pariquera-Açu. Além de medalhas a agremiação campeã faturou prêmio de R$250,00 tanto no masculino como no feminino.

Na contagem geral por equipes o Troféu Cidade de Registro ficou com a Associação Yoshida, Chodocan Itanháem e Mafetoni Dojo de Cananéia, em primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente.

A abertura oficial das competições do domingo foi declarada pelo Vice-Prefeito Nilton José Hirota da Silva. Além do apoio da Prefeitura de Registro, a ARJU contou com a colaboração do Hotel Valle Sul, Bazar Tanaka, Droga Plus, Bananas Magário e Água Mineral Litoral.