Fundo Social de Registro assina convênio para implantação da Horta Educativa

Elaborado para crianças de 4 a 8 anos, programa vai implantar horta educativa em duas escolas municipais.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Registro, Maria Amelia Fantin, e o prefeito Gilson Fantin assinaram convênio para implantação do Programa Horta Educativa, do Governo do Estado. A solenidade de assinatura foi realizada em São Paulo no dia 21 de agosto com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin.

“Acredito que juntos podemos fazer a diferença e conseguir transformar o Estado de São Paulo, gerando emprego e renda para a população mais carente por meio dos projetos do Fundo Social”, destacou Lu Alckmin, em discurso no evento. Além de Registro, outros 64 municípios assinaram convênios relacionados a programas de qualificação profissional.

“Os projetos do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo vêm ao encontro de uma das principais metas do nosso governo, que é oferecer a oportunidade de qualificação para que as pessoas possam tirar seu sustento através do trabalho, do talento e da dedicação de cada um”, ressalta Maria Amelia. “No caso do programa Horta Educativa, vamos ensinar as crianças sobre a importância dos valores sociais e culturais, da alimentação saudável e da valorização da nossa terra”, explica a primeira-dama de Registro, informando que as hortas serão implantadas nas escolas municipais Josino Silveira (Agrochá) e José de Carvalho (Jardim Paulistano).

Elaborado para crianças de 4 a 8 anos, o projeto tem o objetivo de ensinar conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura, mesclando aulas teóricas e práticas. Trata-se de um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.

A atividade interdisciplinar tem duração de um ano e conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança; Caderno do Educador; Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família. Os educadores e cuidadores das hortas foram capacitados por técnicos da Secretaria da Agricultura. Além da parceria da Secretaria Estadual da Agricultura e dos Fundos Sociais (que exercem a coordenação do projeto nos municípios), o projeto conta com o apoio da TV Cultura, que cedeu a utilização das imagens da série infantil “Cocoricó” para ilustração do material didático.

Foto: Prefeito Gilson, Lu Alckmin e Maria Amelia durante assinatura do convênio