Governo do Estado reconhece qualidade da política de assistência social de Registro

O Município é o único de médio porte (população entre 50 mil e 99.999 mil habitantes) no Estado de São Paulo que possui cinco unidades de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Como reconhecimento à política de assistência social implantada pelo Prefeito Gilson Fantin, que colocou Registro como a única cidade de médio porte (população entre 50 mil e 99.999 mil habitantes) no Estado de São Paulo a ter cinco unidades de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, por meio da Diretora de Proteção Social Básica, Salete Dobrev, esteve no município nos dias 16 e 17 de março para conhecer de perto a estrutura assistencial oferecida à população.

“Todos os serviços de Assistência Social foram muito bem elaborados para deixá-los bem eficientes. A estrutura física dos CRAS, aliada a uma equipe técnica que tem comprometimento, comprovam que seguem realmente uma diretriz qualificada de política assistencial. Isso faz com que Registro se torne uma das melhores do estado de São Paulo”, afirmou Salete.

Outro fator que, segundo ela, faz toda a diferença para o desenvolvimento assistencial no município é o empenho do gestor. “A política adotada em Registro permite que todos os serviços da Prefeitura sejam integrados, facilitando o acesso do cidadão aos serviços. Gostei muito de ver no CRAS Central os serviços do Acessa SP e do CadÚnico no mesmo lugar. Além disso achei muito inovador implantarem um CRAS no mesmo espaço do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Vila Nova”.

Para a Diretora da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – Drads, Ana Lourdes Fidelis de Oliveira, Registro deu um grande salto de qualidade no trabalho assistencial. “Nós acompanhamos todo o trabalho de assistência social desenvolvido em 14 cidades da região e podemos ver que a política implementada pelo Prefeito Gilson serve como referência para os municípios do Vale do Ribeira”.

Gilson Fantin agradeceu o reconhecimento, porém fez questão de compartilhar o mérito com todos os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, através da Secretária Cristiane Marques. “Identificamos que havia uma carência muito grande em relação ao atendimento assistencial por parte do município. Iniciamos o trabalho empreendendo uma gestão que incentivasse a equipe técnica a ser realmente comprometida com o seu papel de ajudar ao próximo, principalmente às pessoas menos favorecidas, em estado de vulnerabilidade. O nosso modelo de trabalho integrado busca atender todas as necessidades dos cidadãos”.

Segundo Cristiane, a metodologia de dar o devido encaminhamento ao programa adequado à necessidade do munícipe fez toda a diferença para alcançar este resultado. “Buscamos muitas parcerias com o objetivo de oferecer cursos de capacitação profissional. O nosso acolhimento não atua como uma medida emergencial e sim de forma preventiva, ofertando alternativas que possibilitem o resgate da autoestima e o fortalecimento dos vínculos familiares”.

Em dois anos, o trabalho de qualificação atingiu a marca de 1.550 pessoas beneficiadas por meio do Fundo Social de Solidariedade de Registro, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), SEST-SENAT, ELEKTRO e algumas empresas da região.

GOVERNO FEDERAL

O trabalho realizado pelo Prefeito Gilson Fantin na área de Assistência Social também foi reconhecido pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social. O site oficial do órgão traz como destaque uma entrevista com a Diretora Técnica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Caterine Costa Pereira, que esteve em Brasília com a Secretária Cristiane Marques e a Assessora de projetos, Marcela Takano. A matéria ressalta os bons resultados da política de Assistência Social implementada pelo Município.