Inscrições para os cursos do Pronatec encerram nesta quinta-feira, 4 de julho

Há vagas para Aconselhador em Dependência Química, Cuidador de Idoso, Trabalhador Doméstico, Instalador de Redes, Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Pintor de Imóveis, Pedreiro, Armador de Ferragem e Libras.
A Prefeitura Municipal de Registro, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia realizarão no município os cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As inscrições encerram nesta quinta-feira, 4 de julho, e devem ser feitas no CRAS Central (Rua Coronel Jeremias Muniz Junior, nº 65 - ao lado da Igreja Presbiteriana no Centro). Os cursos de Aconselhador em Dependência Química, Cuidador de Idoso, Trabalhador Doméstico, Instalador de Redes, Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Pintor de Imóveis, Pedreiro, Armador de Ferragem e Libras são destinados a pessoas com mais de 16 anos.

Para fazer a inscrição é preciso apresentar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço (conta de água ou luz), comprovante de escolaridade e duas fotos 3X4. Quem tiver menos de 18 anos deve comparecer com o responsável legal (pai, mãe ou outro determinado por lei), para confirmar a matrícula. Realizados no Instituto Federal, os cursos são da categoria formação inicial e continuada ou qualificação profissional, com carga horária de 200 horas. As aulas devem começar no início de agosto e encerrar na primeira semana de dezembro deste ano. Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte.

O que é o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Possui os objetivos de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; melhorar a qualidade do ensino médio.

Publico alvo: Estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda; pessoas com deficiência; povos indígenas, comunidades quilombola; adolescente e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; públicos prioritários dos programas do governo federal.

SOBRE OS CURSOS

Aconselhador em Dependência Química

Atua no âmbito da comunidade, do trabalho, da educação, da saúde e da assistência social nas situações referentes à dependência química, contribuindo, assim, para melhorar as condições de vida e tratamento dos dependentes e família.

Cuidador de Idoso

Cuida da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento.

Trabalhador Doméstico

Limpa e arruma cômodos residenciais. Lava e passa roupas. Cuida da alimentação dos moradores da residência. Controla o estoque de alimentos, produtos de higiene e limpeza e faz compras. Atende telefonemas e anota recados. Recebe visitas e mercadorias. Informa a necessidade de reparos no ambiente de trabalho e conserto de eletrodomésticos e eletroportáteis.

Instalador e Reparador de Redes de Computadores

Instala e realiza manutenção em infraestrutura física, sistemas operacionais cliente e equipamentos ativos de rede. Trabalha sob supervisão técnica, seguindo normas e procedimentos de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental.

Auxiliar Administrativo

Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

Almoxarife

Programa e controla o recebimento de materiais mediante documentação fiscal do inventário físico. Armazena materiais, mantendo atualizados os registros de localização no almoxarifado, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Pintor de Imóveis

Analisa e prepara superfícies internas e externas de edificações a serem pintadas, combinando materiais. Distingue materiais para cada tipo de estrutura a ser pintada. Calcula quantidade de materiais e equipamentos a serem utilizados. Aplica tintas e materiais similares em superfícies. Realiza pinturas externas e internas em superfícies de edificações, de acordo com as normas técnicas de qualidade, saúde, higiene e segurança.

Pedreiro de Alvenaria

Executa trabalhos de construção, reforma e manutenção de obras civis, no que se refere a alvenaria de tijolos, pedras de cantaria, blocos e concreto, contrapisos, revestimentos de pisos e paredes em geral, monta painéis de alvenaria pré-fabricados ou convencionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Armador de Ferragem

Realiza a montagem de armações para estruturas de concreto (ferragens de lajes, fundações, pilares e vigas), de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Realiza a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice versa, a nível básico, em relacionamentos pessoais, comerciais e de trabalho, bem, como nos diversos serviços de atendimento ao público.
Para os horários dos Cursos. Para acessar basta clicar neste link.