Última etapa do Super Open de Xadrez será domingo no Capinzal

Ailton Pontes, Karoline Lopes e Raquel Domingues vencem em Juquiá
A EE Dona Irene Machado de Lima, no bairro Capinzal em Registro, recebe neste domingo, 6/10, enxadristas de toda a região para a Taça Cidade de Registro, derradeira etapa classificatória do Super Open. Qualquer pessoa ainda pode participar, mesmo quem não participou das etapas anteriores. Agora é a hora decisiva da definição dos 12 melhores em cada categoria que se classificam para os play-offs.

Sob a direção do professor Maurílio Negro e com uma estável equipe docente, a escola do Capinzal é reconhecidamente uma das mais eficientes da região com expressivos resultados nas avaliações externas. Há muito tempo investe no xadrez, no esporte e na cultura tendo um excelente relacionamento com a comunidade. Os próprios enxadristas solicitaram esta etapa no Capinzal depois do sucesso de uma pequena etapa do play-off no primeiro semestre. As inscrições podem ser feitas até às 9h.

Destaque é o que não faltou na segunda etapa do segundo semestre da XI edição do Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira, intensamente disputada na sempre acolhedora EE João Adorno Vassão, em Juquiá, no último domingo, 29/09.

Ailton Pontes, com 100% de aproveitamento nas sete rodadas, foi o grande campeão, tendo superado William Makoto na última rodada. Fazia tempo que isto não acontecia no xadrez regional. Único a fazer incríveis 6,5 pontos, Leandro Novais saiu invicto e abocanhou o segundo lugar, tendo o mérito de superar Cássio Costa com um impactante xeque mate quando seu adversário tinha uma dama a mais. Cássio ficou em terceiro, tendo sido o único a chegar aos seis pontos, garantindo assim a classificação para os play-offs.

Do lado feminino, destaque para Karoline Lopes, da EE José Pacheco Lomba, que chegou aos 5,5 pontos junto com Wanderley Marques. Raquel Domingues da escola anfitriã levou o troféu de “campeã de Juquiá” ao chegar aos 5 pontos e com melhor “desempate” que Jhonatan Rodrigues, também do Vassão e que mesmo com 12 anos foi o destaque masculino de sua cidade. Mariana Kikuchi, 8, demonstra evolução a cada torneio: desta vez empatou com Nilton Hirota e derrotou o fortíssimo William Makoto, na maior surpresa do torneio neste ano. E Demy Yamamaru, que começou a jogar no ano passado, agora com 11 anos, fez um torneio espetacular tendo perdido em posição superior para Karoline, na última rodada. Se tivesse vencido a discreta Demy ficaria com 6 pontos e em terceiro lugar no geral entre 90 participantes. Destaque negativo foi a derrota de Nilton Hirota para Ailton Pontes na 5ª rodada: os dois disputaram a final do primeiro semestre na categoria Livre, com vitória do primeiro, mas desta vez, Hirota foi derrotado em menos de dez lances, fato meio raro na sua vida de enxadrista.

Em matches muito equilibrados e interessantes, Mariana Kikuchi e Ricardo Matayoshi sagraram-se campeões do primeiro semestre na categoria Sub 12. Mariana ,8, da Fundação Bradesco, superou Demy Yamamaru,11, do Colégio Lantagi, por 4 a 2, após duas séries empatadas. Ricardo, 12, do Colégio Logos de Juquiá, após três empates, conseguiu vencer Pedrinho Feijó,9,da EMEF Indaiatuba, pelo placar de 5 a 3.

O Super Open é uma realização da Prefeitura de Registro através das Secretarias de Educação e Esportes, em parceria com a Diretoria de Ensino de Registro e apoio das Prefeituras de Juquiá, Pariquera-Açu , Ilha Comprida, Sete Barras, Cananéia e Iguape. O Programa Escola da Família participa intensamente para o sucesso do evento.

Lembramos mais uma vez que os três melhores classificados de cada etapa, dentro das categorias, garantem presença nos play-offs decisivos. As outras vagas irão para os melhores classificados considerando-se a soma dos dois melhores resultados nas três etapas. Nas aguardadas finais envolvendo os campeões de cada semestre, a Diretoria de Ensino e as prefeituras oferecem um final de semana em hotel com todas as despesas pagas.

Serviço

Saída do ônibus para o Capinzal – domingo, às 8h, em frente à Prefeitura de Registro.

Fotos: Sullivan do Amaral