Oitavas e Quartas de Final do Super Open de Xadrez acontecem neste sábado

Após três concorridas etapas classificatórias começa neste sábado, 15/06, no Restaurante e Pizzaria Chopparium, a fase do “mata-mata” do Super Open, um dos maiores eventos do xadrez nacional. Os doze melhores classificados em cada categoria disputam os matches de duas partidas, cada vez com maior tempo de reflexão, até serem definidos os campeões do primeiro semestre. Esta é a 11ª edição do evento e os organizadores garantem que nunca houve tanto equilíbrio entre os finalistas. O Super Open é aberto ao público e as partidas transcorrem durante todo o dia a partir das 9h. Haverá jogos das categorias Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Livre.

Nas oitavas e quartas de final os enxadristas terão uma hora cada um para a definição das partidas. Os quatro melhores classificados em cada categoria já estão garantidos nas quartas de final.

Difícil apontar favoritos, mas é claro que os irmãos Kikuchi Cadilhac são favoritos : Mariana, campeã paulista Sub 10, deve faturar esta categoria e tem grandes chances na Sub 12; Igor, campeão paulista e vice-campeão na Sub 14 tem chances reais na Sub 16, Sub 18 e Livre. Mas a performance de Vitor Yanaguihara, Makoto Shiraishi, Wanderley Ben Hur e Leandro Novais coloca em xeque este favoritismo. Na Livre ainda temos Renato Cabeça, Ailton Pontes, Nilton Hirota, Antonio Santana, entre outros. Na Sub 10, Pedrinho Feijó leva certa vantagem, mas na Sub 12 e Sub 14 tudo pode acontecer, destacando-se a turma de Juquiá, que ocupa até aqui as quatro primeiras posições na Sub 12 com Alexandre Matheus , Ricardo Matayoshi, Alyson Pereira e Jhonatan Rodrigues.

No feminino, além de Mariana, a bicampeã do Super Open Daniele Pereira é favorita no Sub 18 e na Livre, mas foi Tainá Teixeira de Juquiá que teve o melhor desempenho em duas etapas classificatórias. Na Sub 14, Sub 16 e Sub 18 impossível apontar favoritas tal o equilíbrio entre Karoline Lopes, Jessica Ribeiro, Nicole Fernanda, Raquel Domingues, Judy Matsumi e a surpreendente Carolina Bolsonello que na última etapa venceu Raquel e Diego Ribeiro. Como são duas partidas, alternando-se as cores, os organizadores recomendam uma boa preparação de “aberturas” e uma sábia utilização do tempo.

Caso haja igualdade após as duas partidas “pensadas”, o desempate acontece com duas partidas de xadrez “rápido”, com 21 minutos para cada enxadrista; persistindo o empate, 2 de xadrez “relâmpago”, com 5 minutos para cada até a definição.

A 11ª edição do Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira é uma realização conjunta das Secretarias de Educação e Esporte de Registro, em parceria com a Diretoria de Ensino-Região de Registro, Programa Escola da Família e com o apoio do SESC de Santos e das prefeituras de Juquiá, Pariquera-Açu, Sete Barras, Ilha Comprida, Iguape e Cananéia.

A classificação completa de cada categoria do Super Open você pode conferir no site da Diretoria, diretoriadeensino.com e no blog www.esportesregistro.blogspot.com.