Operação retira 380 m3 de entulhos do Jardim São Paulo

Na estreia da Operação Cidade Limpa no Jardim São Paulo, foram retirados 62 caminhões de entulho no sábado, 23/02. Na segunda-feira, 25, foi concluída a retirada dos materiais, totalizando 380 metros cúbicos de entulhos de construção, galhos e demais inservíveis. O caminhão Cata-Treco, que coleta materiais volumosos, fez 4 viagens com móveis velhos.

Também foram pintadas e recuperadas as guias do bairro, todos os 62 bueiros foram limpos e pintados e foi efetuado o serviço de drenagem na área verde. A Operação realizou ainda a limpeza da escola e da Casa de Permanência Breve. Para o secretário de Serviços Municipais, Claudio Bolsonello, o envolvimento da comunidade foi fundamental para o sucesso da ação. “O Poder Público precisa dar o exemplo para conscientizar a população sobre a importância de se manter a cidade limpa e organizada. Se cada morador fizer a sua parte, teremos um ambiente melhor para viver”, ressaltou Claudio.

Presidente da União de Amigos e Moradores do Jardim São Paulo, Valter Oliveira Martins acompanhou toda a movimentação das máquinas da Prefeitura trabalhando no bairro. “Ações como esta são muito importantes para a gente. Tentamos conscientizar o pessoal, mas é difícil. Tem gente que joga lixo durante o dia nas calçadas, mas ninguém denuncia”, observou Valter. O vendedor Marcelo Adriani Ricardo também aprovou a operação. “Estou gostando de ver o prefeito colocando todo mundo para trabalhar. Nunca tivemos uma ação que envolveu tanto a comunidade, o bairro já está com outra cara”, disse ele.

“Fico horrorizada de ver a quantidade de lixo nas calçadas, beirando a mata. Temos uma natureza linda ao redor do bairro e muita gente não respeita. Espero que não aconteça mais”, afirmou a moradora Laura Marta Rocha, que também acompanhou as atividades.

Além de promover um grande mutirão de limpeza, a Operação reuniu a criançada no Centro Comunitário para se divertir com sessão de cinema, jogos de futebol, xadrez e outras atividades recreativas. As crianças ajudaram o pessoal das Secretarias de Esportes e Cultura a organizar a biblioteca do local, que havia sido depredada e estava com todos os livros no chão.

No Posto de Saúde, foi feita a vacinação de crianças que estavam com a carteirinha desatualizada. Os agentes comunitários de saúde também visitaram os moradores para orientar sobre as medidas preventivas contra a dengue. E a Vigilância Sanitária aplicou a vacina antirrábica em 30 animais do bairro.