Palestra da APAE capacita equipe técnica da Secretaria de Saúde de Registro

Profissionais irão atuar como agentes multiplicadores em suas unidades.
A convite da Secretaria de Saúde da Prefeitura, a fonoaudióloga Raquel K. Muramatsu e o fisioterapeuta Célio N. Tamada, ambos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Registro (APAE), ministraram palestra para médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da rede municipal de saúde. A palestra foi realizada na sede do Bunkyo na quinta-feira, 29 de agosto. O encontro visou capacitar a equipe técnica sobre o desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 4 anos de idade. Os profissionais irão atuar como agentes multiplicadores em suas unidades.

De acordo com a fonoaudióloga da APAE, o conteúdo apresentado auxilia no resgate do conhecimento adquirido pelos profissionais durante o ensino superior e direciona para a aplicação prática nos atendimentos. “A ideia é ver o desenvolvimento da criança como um todo, não somente a parte motora, mas também o cognitivo, o relacionamento socioafetivo”, disse Raquel.

O conteúdo abordou o desenvolvimento mensal dos bebês e crianças, listando o comportamento esperado e relacionando as atividades recomendadas para cada etapa. Também foram discutidas orientações sobre não indicar a utilização de andadores e como proceder com a utilização de chupetas e mamadeiras. Na ocasião, a equipe da APAE mostrou a metodologia utilizada no acompanhamento do desenvolvimento das crianças atendidas pela instituição.

Dra. Mariana Medeiras, médica da Saúde da Família da Unidade do bairro Agrochá, afirmou que irá colocar em prática todo o conhecimento adquirido com a palestra. ”Lembrei de muitos pacientes durante as explicações, pois vemos que alguns pais agem de forma errada pelo fato de nossa sociedade ter costumes culturais muito presentes”, disse a médica, que exemplificou falando sobre a utilização dos andadores, que, mesmo não sendo indicados pelos profissionais de saúde, é culturalmente aceito na sociedade.