Prefeito negocia renovação de contrato com a Sabesp

Além de várias obras de água e esgoto já em execução, empresa prevê investir mais R$ 30 milhões em Registro
O prefeito Gilson Fantin realizou reunião com a equipe da Sabesp, na manhã de segunda-feira, 22, para tratar da renovação do contrato de serviços de água e esgoto em Registro. Segundo o superintendente regional da companhia de saneamento, José Francisco Gomes Júnior, estão previstos investimentos de R$ 30 milhões em novas obras no município, além de R$ 8,2 milhões que estão sendo aplicados em obras recentemente concluídas ou nas que já se encontram em execução.

Fantin ficou de analisar o plano de investimentos apresentado pela Sabesp e estudar possíveis inclusões. Mas já adiantou a necessidade de priorizar obras nas áreas onde é previsto crescimento habitacional, como os bairros Agrochá e Arapongal, além do Conjunto Dra. Alzira Pacheco Lomba Kotona (Registro D2).

O prefeito também solicitou à Sabesp a ampliação do número de famílias atendidas pela tarifa social em Registro. Essa tarifa, com valor reduzido, beneficia clientes com renda familiar mensal até três salários mínimos.

Obras

Mesmo sem ter ainda renovado o contrato de serviços de saneamento, a Sabesp está investindo R$ 8,2 milhões em implantação, expansão e melhorias dos sistemas de água e esgoto de Registro.

Entre as obras em andamento, destacam-se os sistemas de coleta e afastamento de esgoto do Jardim Ipanema, do Jardim das Palmeiras e da Vila Alay Correa.

Entre os empreendimentos recentemente concluídos, o principal foi a ampliação da maior estação de tratamento de esgoto de Registro, na Vila Nova, que teve a capacidade duplicada para acompanhar o crescimento populacional da cidade nos próximos 30 anos. A obra custou R$ 4,3 milhões.

Principais obras concluídas, em andamento e a serem iniciadas em Registro:

Água

- Serrote: implantação de reservatório 50 mil litros, em execução, e perfuração de poço profundo para aumento na produção de água, a iniciar - investimentos de R$ 200 mil.

- Arapongal: implantação de reservatório de 100 mil litros - investimento de R$ 120 mil.

- Rua Pinheiros: implantação de sistema de abastecimento - investimento de R$ 200 mil.

Esgoto

- Sede do município: ampliação da estação de tratamento de esgoto, concluída, R$ 4,3 milhões.

- Jardins Caiçara II, Hatori e São Mateus: complementação do sistema de coleta e afastamento de esgoto, concluída, R$ 1,4 milhão.

- Vila Alay Correa: implantação de sistema de coleta e afastamento de esgoto, obra a iniciar, R$ 680 mil.

- Jardim Ipanema: complementação do sistema de coleta e afastamento de esgoto, em andamento, R$ 560 mil.

- Vila Cabral (ruas Getúlio Vargas, Amapá e Eric Verhulst): remanejamento de rede coletora e ligações prediais de esgoto, obra a iniciar, R$ 280 mil.

- Jardim das Palmeiras: implantação de sistema de coleta de esgoto, em andamento, R$ 480 mil.