Prefeitura busca recursos para revitalizar o Bosque Municipal

Projeto de revitalização foi enviado no ano passado para o Ministério do Turismo.
A Prefeitura Municipal de Registro realizou estudo de viabilidade para reforma das edificações existentes no Bosque Municipal Torazo Okamoto, localizado na Vila Ribeirópolis. O estudo, feito em parceria pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Planejamento Urbano e Obras, resultou no Projeto de Revitalização do Bosque Municipal. Para viabilizar a reforma, a Prefeitura encaminhou o projeto já no ano passado ao Ministério do Turismo, mas ainda não obteve resposta.

Estimada em quase R$ 500 mil, a revitalização contempla uma série de benfeitorias no local, como iluminação, projeto hidráulico e elétrico, distribuição de lixeiras nos quiosques e trilhas, adequação dos acessos (área central pavimentada, acessos para cadeirantes; área dos quiosques com brita ou material similar, escadas de madeira ou material semelhante e corrimão), banheiros, melhoria do playground, Cartório da Natureza, palco, quiosque e espaço para lanchonete.

“Continuamos em busca de convênios e apoio dos governos estadual e federal para viabilizar a reforma, visto que o custo é muito alto para assumir apenas com recurso próprio”, explica o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Bazílio. Além de estruturas danificadas, o Bosque foi alvo de pequenos furtos, como as cubas das pias dos quiosques, torneiras e maçanetas. Uma das maiores edificações do imóvel, nomeada de Casa dos Visitantes, teve suas portas e janelas retiradas, sobrando apenas a estrutura de alvenaria.

“Tentamos parceria com a iniciativa privada, mas não obtivemos sucesso. Temos feito a limpeza periódica do Bosque e não vamos desistir de buscar os recursos necessários para recuperar o espaço. Queremos que o Bosque Municipal volte a cumprir sua função social e ambiental junto à população”, destaca o Secretário.