A população do Bairro Arapongal foi beneficiada com a implantação do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inaugurado na quarta-feira, 18 de junho, pelo prefeito Gilson Fantin. Antes a Unidade funcionava como extensão do CRAS da Vila Nova em uma casa alugada, que atendia o público apenas uma vez por semana.
“O CRAS realizava em média 30 atendimentos por mês e contava com uma pedagoga e uma assistente social. Agora, a Unidade pode atender pelo menos 250 pessoas ao mês e conta com uma pedagoga, dois assistentes sociais, um auxiliar administrativo, duas orientadoras e quatro monitoras nas oficinas de trabalhos manuais, culinária e corte e costura”, destacou o prefeito Gilson Fantin. O Programa Ação Jovem também ampliou a capacidade e de 40 adolescentes passou a atender 85 na nova sede.
“Os programas de transferência de renda são importantes, mas queremos que as famílias tenham condições de gerar a própria renda, fortaleçam seus vínculos familiares e com a comunidade para melhorar também a autoestima e o sentimento de cidadania”, disse Fantin.
A diretora técnica da DRAS (Diretoria Regional de Assistência Social), Ana Lurdes Fideles de Oliveira, ressaltou que a atual gestão tem priorizado o social e em apenas um ano e meio ampliou de dois para quatro o número de CRAS no município. “Sei que esta inauguração é fruto de um grande esforço da administração municipal com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou a diretora.
A inauguração do novo CRAS do Arapongal também contou com a presença da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cristiane Marques; da coordenadora da Unidade, Katiane Dal Ponte; Mario Sérgio Matsumoto, assessor do deputado Samuel Moreira; vereadores Cezinha, Jorge Justino e Osvaldo Machado; e moradores da comunidade.
Além do CRAS do Arapongal, que funciona à Rua Vandir Caetano de Noronha (próximo da Escola Pacheco Lomba), Registro conta com o CRAS Central, Vila Nova e Bloco B.