O primeiro caso de Dengue deste verão foi confirmado em Registro. De acordo com investigação da Secretaria Municipal de Saúde, a transmissão da doença ocorreu em Santos. Como a paciente é moradora da Vila Ribeirópolis, a Prefeitura iniciou uma série de medidas para evitar que o vírus se espalhe no bairro, que já recebeu arrastão no mês passado. Nesta quarta-feira, 18/12, foi realizado o bloqueio de controle de criadouros e, na quinta, foi iniciada a nebulização com o suporte da SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias.
O bloqueio consiste em visitar todas as casas em uma área de nove quarteirões em torno da residência da paciente infectada. Em cada residência a equipe da Prefeitura verifica os locais aonde o mosquito transmissor poderia botar seus ovos e coleta larvas. A nebulização visa matar os mosquitos na fase adulta e é realizada de 24h a 48h após a visita dos agentes de endemia.
As ações de combate a Dengue estão acontecendo de forma constante em Registro. Desde outubro a Secretaria de Saúde conta com o apoio da Secretaria de Serviços Municipais e Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente para realizar os Arrastões. As equipes estão recolhendo materiais e objetos que acumulam água e também orientam a população sobre os cuidados de prevenção contra a dengue.
A Operação Cidade Limpa, desenvolvida pela Secretaria de Serviços Municipais, também é outra iniciativa que auxilia no combate a doença e já passou por 23 bairros do município recolhendo entulhos e materiais inservíveis.
A Secretaria de Educação mantém um projeto anual que está sensibilizando os alunos sobre os perigos que a dengue oferece à população. Durante todas as primeiras semanas de cada mês, desde o início do ano letivo, as escolas, EMEIs e creches desenvolvem ações para conscientizar os alunos sobre o combate ao Aedes aegypti.
Os agentes de endemia do município também passaram a utilizar equipamentos próprios para realizar o controle químico feito para eliminar os mosquitos.
TODOS CONTRA A DENGUE
A Dengue é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti infectado e para combatê-la é necessário evitar a reprodução do mesmo. Para isso, é necessário que toda a população se mobilize para não deixar água parada em recipientes, calhas, pneus, vasos de plantas e entulhos. Também é importante manter a caixa d´água e outros depósitos de água bem tampados e não acumular lixo e detritos em volta das casas e terrenos.