Prefeitura de Registro promove mobilização para o Centro de Artes e Esportes Unificados

Os moradores compareceram em grande número para participar da oficina e lotaram o espaço do Centro Comunitário da Vila Nova .
Na terça-feira, 9 de abril, as secretarias municipais de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Esportes e Cultura - em parceria com demais secretarias da Prefeitura - mobilizaram os moradores da Vila Nova para apresentar o projeto do primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados de Registro (CEU). O encontro, que aconteceu no Centro Comunitário do bairro, foi a primeira ação para incluir a comunidade nas atividades que serão oferecidas pelo Centro. Serão realizadas sete oficinas de mobilização social ao longo do mês que tratarão sobre sensibilização, gestão compartilhada, uso e programação da praça. O objetivo é aproximar e incluir os moradores como parceiros nas atividades do CEU.

Compondo a mesa de honra do evento, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Amélia Fantin, a secretária da Assistência Social e Economia Solidária, Cristiane Marques, o secretário da Cultura, Cristiano Martins Oliveira, a coordenadora da Mobilização Social, Débora Akemi Piovan e a coordenadora do UGL- Unidade Gestora Local, Caterine Costa Pereira, falaram sobre a importância da implantação do CEU. “Nós queremos que esse Centro faça parte do dia a dia da comunidade da Vila Nova”, disse Cristiano. A secretária Cristiane Marque também ressaltou que a mobilização social reafirma o que a gestão participativa propõe, a identificação da comunidade com os projetos, facilitando a instalação de um bem público.

Mostrando-se interessados, os moradores compareceram em grande número para participar da oficina e lotaram o espaço do Centro Comunitário da Vila Nova durante toda a tarde. Zenaide Ribeiro de Franca, aposentada e residente no bairro há 60 anos, foi uma das primeiras a chegar para conhecer mais sobre o projeto e participar da oficina. Ela revelou que pretende fazer parte de todas as atividades ligadas ao CEU.

O CEU

Idealizado em conjunto pelos ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça, Trabalho e Emprego, Planejamento, Orçamento e Gestão, o Centro de Artes e Esportes Unificados integra programas, serviços e ações setoriais em um mesmo espaço físico. O CEU é um equipamento público estruturado para integrar atividades e cultura, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

A unidade da Vila Nova, além de realizar o atendimento do CRAS, contará com quadra coberta, área de jogos, playground, pista de skate, equipamentos de ginástica, cinema, áreas de leitura, áreas verdes e pista de caminhada. As obras estão e andamento e, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Planejamento Urbano, devem ser concluídas ainda no segundo semestre de 2013.

Próxima NotíciaTrabalho feito em escola municipal de Registro recebe elogios do Dr. Drauzio Varella Trabalho feito em escola municipal de Registro recebe elogios do Dr. Drauzio Varella