Prefeitura de Registro realizará Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos

Na área urbana, a campanha será entre os dias 3 e 8 de novembro. Na zona rural, entre 17 e 24 de novembro.
A Prefeitura de Registro, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Divisão Técnica de Vigilância Sanitária, realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica anual para cães e gatos. Na área urbana, a vacinação acontecerá entre os dias 03 e 08 de Novembro. Já na zona rural, os animais deverão ser levados para vacinar entre os dias 17 e 24 de Novembro. Serão instalados postos de vacinação fixos e móveis, conforme a programação abaixo.

“Só nos dois primeiros meses do ano foram registrados 63 casos de raiva no Estado de São Paulo. A vacinação é a única forma de prevenção da doença que pode ser transmitida ao ser humano através do contato com a saliva de animais doentes, por mordidas, arranhões e lambidas”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Maria Cármen Amarante Botelho. “Por isso, sempre que houver um acidente envolvendo animais domésticos, é preciso procurar uma unidade de saúde”, acrescenta.

A vacinação da campanha é destinada exclusivamente para cães e gatos, não sendo indicada para quaisquer outras espécies. Poderão ser vacinados animais com idade superior a 90 dias. As fêmeas grávidas podem tomar a vacina, desde que não estejam no período final da gestação, ou seja, os últimos 20 dias.

Segundo o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Urio Dantas Pioker, a meta é imunizar 15 mil animais durante a campanha. “É importante que os proprietários levem seus cães e gatos para receber a vacina, já que o número de casos da doença vem aumentando no Estado. Além de proteger os animais de estimação, a vacinação evita que cães e gatos fiquem doentes e transmitam a zoonose para as pessoas”.

As contraindicações da vacina estão relacionadas à hipersensibilidade aos seus componentes. Reações adversas são muito raras e podem ser controladas, desde que diagnosticadas precocemente. A Vigilância Sanitária manterá plantão nos postos de vacinação para atendimento dos casos de eventuais reações adversas.

A DOENÇA

A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma encefalite, em geral de evolução rápida, dependendo da assistência médico-hospitalar recebida pelo paciente. Os sintomas variam conforme a espécie. Quando a doença acomete animais carnívoros, com maior frequência eles se tornam agressivos (raiva furiosa) e, quando ocorre em animais herbívoros, sua manifestação é a de uma paralisia (raiva paralítica). No entanto, em todos os animais costumam ocorrer os seguintes sintomas: dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares, paralisia das patas traseiras. Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um "uivo rouco".
Para locais e horários. Para acessar basta clicar neste link.