Profissionais de Sa鷇e participam de treinamento sobre doen鏰s respirat髍ias

Asma, rinite al閞gica e doen鏰 pulmonar obstrutiva cr鬾ica s鉶 a principal causa de morte prematura de adultos em todas as regi鮡s do mundo
Profissionais de sa鷇e que atuam na Aten玢o B醩ica nos munic韕ios da 醨ea de abrang阯cia do Departamento Regional de Sa鷇e de Registro (DRS XII) participaram de treinamento te髍ico e pr醫ico para a gest鉶 do cuidado integral da pessoa com rinite, asma e Doen鏰 Progressiva Obstrutiva Cr鬾ica (DPOC). Ao todo foram 86 participantes, entre m閐icos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmac陁ticos.

A primeira oficina foi realizada no dia 10 de abril e a 鷏tima ocorreu na quinta-feira, 16 de julho, na UBS IV no Centro de Registro, onde tamb閙 estiveram presentes 15 pacientes. O atendimento foi supervisionado por pneumologistas da Sociedade Brasileira de Medicina de Fam韑ia e Comunidade (SBMFC).

A Secret醨ia Municipal de Sa鷇e de Registro, J Rangel, destaca a import鈔cia dos treinamentos para manter os profissionais atualizados. 揂 qualidade do atendimento tamb閙 passa pelas melhores t閏nicas de diagn髎tico e tratamento. Por isso fazemos quest鉶 de contribuir e estimular os trabalhadores da Sa鷇e a participar de cursos e capacita珲es, afirma J.

A iniciativa de trazer o matriciamento para os profissionais da Aten玢o B醩ica foi da pneumologista Maria In阺 Paulino, que j vinha fazendo esse trabalho e, recentemente, buscou apoio do Grupo de Trabalho de Problemas Respirat髍ios da SBMFC, que desde 2011 atua na capacita玢o de profissionais. A proposta foi apresentada ao diretor t閏nico do DRS-XII, Nilson Rezende Lara e aos gestores municipais de sa鷇e, que concordaram com a iniciativa.

Os profissionais foram estimulados a trabalhar a cl韓ica ampliada (um dispositivo da Politica Nacional de Humaniza玢o) que privilegia a comunica玢o transversal entre as equipes como estrat間ia de abordagem integral das pessoas com rinite, asma e DPOC. A segunda fase prev o matriciamento no local de trabalho, ou seja, nas unidades b醩icas de sa鷇e, mas ainda vai ser proposta aos gestores municipais de sa鷇e em reuni鉶 da Comiss鉶 Intergestores Regional (CIR).

DOEN茿S GRAVES

As Doen鏰s Cr鬾icas N鉶 Transmiss韛eis (DCNT) s鉶 consideradas um s閞io problema de sa鷇e p鷅lica e, segundo a Organiza玢o Mundial de Sa鷇e (OMS), s鉶 respons醰eis por 63% das mortes no mundo. As Doen鏰s Respirat髍ias Cr鬾icas (DRC) ocupam a 3 posi玢o no cen醨io das DCNT. Afetam tanto as vias a閞eas superiores como as inferiores. A asma, a rinite al閞gica e a doen鏰 pulmonar obstrutiva cr鬾ica (DPOC) representam um dos maiores problemas de sa鷇e mundial, sendo a principal causa de morte prematura de adultos em todas as regi鮡s do mundo.

A preval阯cia dessas doen鏰s na popula玢o geral varia de acordo com a regi鉶, sendo 20% a 25% para rinite al閞gica, 10% a 20% para a asma e 15% DPOC. Por閙 podem ser prevenidas, reduzindo gastos com interna珲es e a mortalidade.

Pr髕ima Not韈iaAplicativo Zeladoria de Registro est dispon韛el tamb閙 para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro est dispon韛el tamb閙 para iOS