Projeto Acessa Cidadão premia alunos vencedores do 1º Concurso de Frases e Desenhos

Os prêmios foram entregues no gabinete do Prefeito Gilson Fantin, com a presença da Secretária Municipal de Educação, Simone Patrícia; da Supervisora de Ensino e autora do projeto, Vera Hashimoto; o Presidente da AEA de Registro, José Satto e o Engen
Para promover a conscientização e atitudes corretas com relação às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA), desenvolveram o Projeto Acessa Cidadão. A inciativa foi realizada como ‘piloto’ em três escolas municipais: EMEF Anna Pinto, EMEF Francisco Manuel e EMEB Nicea Hirota.

A Secretária Municipal de Educação, Simone Patrícia Castilho Cunha, explicou como aconteceu o projeto nas escolas piloto. “O trabalho foi desenvolvido com alunos através do tema transversal - Educação no Trânsito, onde aconteceram informações e orientações importantes alusivas ao tema, promovendo o esclarecimento, a informação e o conhecimento sobre as sinalizações e adequações arquitetônicas como garantia do acesso das pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida”.

A premiação foi realizada no gabinete do Prefeito Gilson Fantin, na quinta-feira (11/12) e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Simone Patrícia; Supervisora de Ensino e autora do projeto, Vera Hashimoto; Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA) de Registro, José Roberto Barbosa Satto, e do Engenheiro da Secretaria Municipal de Educação, Roberto Costa Cunha.

“Todos estão de parabéns pela iniciativa. A Prefeitura está trabalhando para melhorar a questão da acessibilidade no Município, inclusive algumas adaptações estão sendo realizadas em calçadas na região central. Fico muito feliz de ver que as crianças já têm esse tipo de consciência em relação à mobilidade de pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção”, enfatizou Fantin.

O concurso premiou os três melhores colocado nas categorias frase e desenho. Em cada modalidade o primeiro colocado ganhou um Tablet, o segundo uma máquina fotográfica e o terceiro, uma bicicleta. Cada aluno vencedor também contribuiu com a escola em que estuda, pois a unidade escolar recebeu um cheque no valor de R$ 500,00. Além das crianças premiadas, foram convidados os pais, professores, diretores e os parceiros no Projeto.

“O Acessa Cidadão pretende, por meio de intervenções educacionais e parcerias, desenvolver ações positivas que melhorem a qualidade de acesso e mobilidade. A nossa meta é colaborar com a construção de Registro ainda melhor e para todos”, afirmou Vera Hashimoto.

Após a premiação dos trabalhos apresentados, a etapa final do projeto será a adequação de uma área 100% acessível no Município, conforme as normas de acessibilidade. “Pretendemos estabelecer um modelo que possa servir de referência para que possamos ampliar as regiões acessíveis, tornando Registro um exemplo no quesito acessibilidade”, explicou José Roberto Satto.

Resultado Concurso de Desenho Projeto - Acessa Cidadão

Colocação