Projeto Sorriso na Escola orienta alunos da rede municipal sobre higiene bucal

Além de assistir à palestra com vídeo educativo, crianças receberam escova de dente com creme dental para sessão de escovação.
Os 4.754 alunos de educação infantil e do 1º ao 5º ano matriculados nas escolas municipais estão recebendo uma visita especial. Cirurgiões Dentistas e Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal da rede municipal de saúde estão percorrendo as unidades escolares para colocar em prática o programa Sorriso na Escola.

O projeto tem como finalidade orientar estudantes de forma educativa sobre os cuidados para manter a dentição e boca saudáveis. O Coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal de Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Roberto dos Santos, explica que a proposta é difundir os procedimentos para uma higiene bucal de qualidade. “Queremos mostrar para as crianças que bons hábitos contribuem para melhor qualidade de vida deles e até da própria família”.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria Cármen Amarante Botelho, fala sobre a importância das crianças realizarem uma escovação adequada para a prevenção de cárie. “É preciso que eles compreendam a importância da escova, do creme dental e do fio dental para a higiene dos dentes. Nesta fase escolar é essencial que saibam a necessidade da escoação após as refeições”.

Além de assistir à uma palestra com vídeo educativo, as crianças receberam escova de dente com creme dental para sessão de escovação, com demonstração correta de limpeza dos dentes.

A ação envolveu 27 profissionais integrantes da Equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família dos bairros Registro B, Arapongal Oeste, Agrochá, Vila São Francisco, Caiçara, Serrote, Arapongal Leste e Vila Nova. O Projeto Sorriso na Escola já realizou palestras educativas nos meses de março e agosto. A programação terá continuidade em novembro.