Registrenses vencem segunda etapa do XI Super Open e confirmam renovação no xadrez

Único a completar 6,5 pontos, Igor Kikuchi derrotou na última rodada Nilton Hirota e sagrou-se campeão invicto da segunda etapa do XI Super Open de Xadrez, realizada no dia 18 de maio, em Juquiá, na sempre acolhedora EE João Adorno Vassão. Igor, 13 anos, aluno do Colégio Lantagi, atual campeão paulista e vice-brasileiro dentro da sua categoria, cedeu apenas um empate contra William Makoto, da EE Massako Hirabayashi. Na partida decisiva, precisando vencer, Igor mostrou toda sua força e superou Nilton num difícil final de torre e peões.

Para comprovar a renovação do xadrez na região, Karoline Lopes, 14, da EE José Pacheco Lomba, foi a única mulher a alcançar os seis pontos dividindo o segundo lugar com Hirota, Wanderley Ben Hur Marques, Vitor Yanaguihara e Ailton Pontes. Na partida contra Ailton, tricampeão do Super Open, Karol obteve talvez a vitória mais expressiva de sua vida, defendendo-se com precisão e arrematando de forma brilhante. Para completar o show das meninas na terceira rodada, Tainã Teixeira empatou com Renato Cabeça enquanto Jessica Ribeiro e Nicole Fernanda superaram Ricardo Matayoshi e Diego Ribeiro, respectivamente. Destaque também para Wanderley Ben Hur, que sagrou-se campeão no Sub 18, ficando em terceiro no geral, entre os 112 participantes.

Pela primeira vez no Super Open os organizadores conseguiram entregar troféus até o 3º lugar nas categorias Sub 10, Sub 12 e Sub 14, objetivando incentivar a nova geração. A professora Tiemi, responsável pelo Programa Escola da Família, contou com apoio da Prefeitura de Juquiá e da Diretoria de Ensino de Miracatu. Na concorrida premiação, presença do prefeito Merce Hojeije acompanhado da primeira dama, Ana Emília.

A 11ª edição do Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira é uma realização conjunta das Secretarias de Educação e Esportes de Registro, em parceria com a Diretoria de Ensino - Região de Registro, Programa Escola da Família e com o apoio das Prefeituras de Juquiá, Pariquera-Açu, Sete Barras e Ilha Comprida.

A próxima etapa será realizada no dia 01 de junho em Pariquera-Açu, na quadra coberta da EE Manoel Camillo Junior. Os três primeiros classificados em cada etapa garantem classificação para os play-offs, que reúnem os doze melhores em cada categoria. Os que obtiverem maior pontuação somando-se os dois melhores resultados completarão o grupo. Desta vez a organização promete prêmios diferenciados no final da competição: os destaques deste semestre poderão participar do Torneio Aberto Internacional, que acontece de 30 de julho a 03 de agosto em Registro comemorando o Centenário da colonização japonesa na região.

A classificação completa de cada categoria do Super Open você pode conferir no site da Diretoria, www.diretoriadeensino.com e no site www.clubedexadrez.com.br.