Registro apresenta menor taxa de transmissão de Covid-19 em todo o Estado

A Secretaria de Municipal, por meio do Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19, continua desenvolvendo ações para reduzir números de internações e óbitos
Segundo informações da plataforma Info Tracker, alimentada diariamente por pesquisadores da USP de São Carlos e da Unesp, Registro tem a menor taxa de contágio entre as cidades do Estado de São Paulo. Nesta sexta-feira, 28/5, a central online mostrou que a taxa média é de 0,51, ou seja, a cada 100 pessoas infectadas apenas 51 podem contrair o vírus, sendo que a média no Estado de São Paulo está em 1,2, representando que a cada 100 pessoas infectadas, outras 120 podem se contaminar.

“Temos acompanhado os noticiários e, infelizmente, os números atuais estão levando mais prefeituras a decretarem lockdown no interior de São Paulo. Mesmo que Registro apresente melhores resultado com o Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19, temos muito que avançar, pois sabemos a responsabilidade e a atenção necessária para o enfrentamento da pandemia”, explicou o Prefeito Nilton Hirota.

O município de Registro tem utilizado diversos mecanismos para restringir a circulação da COVID-19. Uma das ferramentas é a Central de Denúncia 24 horas, onde a própria população pode, de forma anônima, informar situações de aglomerações e descumprimento dos decretos.

Com a realização do drive thru e mutirões de vacinação de grupos específicos, a Secretaria de Saúde já atingiu mais de 21 mil doses aplicadas, o que representa 1/3 da população. “As taxas de contágio estão estritamente relacionadas com o número de infectados e refletem as medidas de isolamento e comportamento da população. Vacinação e isolamento social têm sido determinantes para reduzirmos a transmissão e números de internações por COVID-19”, comentou o Secretário Municipal de Saúde, Edson Gauglitz.

A Secretaria Municipal de Saúde implantou Central de Monitoramento, cuja função é acompanhar os casos suspeitos e positivos. Além disso, firmou acordo com Ministério Público, Polícia Civil e Militar para dar mais agilidade e responsabilizar civil e criminalmente os pacientes que desobedecerem ao isolamento.

Outra medida é o levantamento de dados para direcionar as ações de política públicas com a criação de sistema de banco de dados próprio para o planejamento do calendário vacinal por meio do site: https://sauderegistro.com.br

TESTAGEM - Com o intuito de aprimorar a sua política de combate à Covid 19, a Prefeitura Municipal de Registro iniciará no próximo dia 31/5 o Programa Municipal de Testagem COVID-19 para identificar casos assintomáticos e pré-sintomáticos. A medida é inspirada nas práticas bem sucedidas de diversos países tal como Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido. A ação será realizada de maneira piloto no bairro Arapongal em uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Governo e pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

PLATAFORMA - O Info Tracker utiliza os números da covid-19 atualizados diariamente pelos municípios. As projeções são feitas com modelos matemáticos inteligentes de epidemiologia, que combinam a dinâmica de contágio do coronavírus com técnicas de inteligência artificial. Site: https://www.spcovid.com.br/

Próxima NotíciaFundo Social de Solidariedade arrecada cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores e bengalas Fundo Social de Solidariedade arrecada cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores e bengalas