Registro fortalece vínculos com Nakatsugawa, cidade-irmã no Japão

Comitiva registrense esteve no Japão, onde participou das comemorações pelos 35 anos do convênio com a cidade-irmã.
Ao se despedir dos irmãos japoneses na manhã de sexta-feira, 17 de abril (horário do Japão), o prefeito Gilson Fantin se emocionou ao agradecer o carinho recebido em Nakatsugawa. “Quando viemos ao Japão, achávamos que seríamos recepcionados em nossa cidade-irmã. Mas fomos verdadeiramente acolhidos e nos sentimos em casa com tanto carinho. Não temos palavras para demonstrar nossa gratidão”, destacou o prefeito. Acompanhado por uma comitiva formada por 18 pessoas, Gilson Fantin aproveitou a visita a Nakatsugawa para fortalecer os vínculos com a cidade-irmã no Japão, visando um maior intercâmbio entre os dois países.

O prefeito de Nakatsugawa, Setsuo Aoyama, e o presidente do Convênio de Cidades Irmãs, Jun Suguimoto, também ressaltaram a importância das relações entre Registro e Nakatsugawa, bem como entre o Brasil e o Japão. “Mais que um intercâmbio cultural, este convênio é um intercâmbio de corações, que valoriza a amizade e a paz”, disse o prefeito Aoyama.

Durante visita à Prefeitura de Nakatsugawa, o prefeito Gilson Fantin afirmou que pretende profissionalizar o convênio em Registro, por isso a Prefeitura já contratou uma pessoa para cuidar especificamente das relações com a cidade-irmã. “As tradições japonesas, bem como o patrimônio cultural deixado pelos imigrantes, já fazem parte do nosso calendário de eventos e dos nossos atrativos turísticos. Com o fortalecimento desse intercâmbio entre as Cidades-Irmãs, podemos avançar ainda mais, tornando Registro e Nakatsugawa dois grandes polos de turismo ao unirmos culturas tão distantes e distintas”, disse o prefeito Gilson. “Queremos construir as bases para tornar o convênio de Cidades-Irmãs efetivo de fato, para que nossa relação de amizade também contribua para o enriquecimento cultural e econômico dos nossos municípios”, assinalou.

Além das comemorações pelos 35 anos do convênio de Cidades-Irmãs, a programação da comitiva registrense também incluiu visitas ao Corpo de Bombeiros, museus e a fábricas de cosméticos e peças. Na Creche Sugui, a comitiva assistiu a uma apresentação musical das crianças e ainda aprendeu um pouco sobre o instrumento tradicional japonês “shamisen”.

O roteiro feito pelos irmãos de Nakatsugawa contou ainda com visita à cidade histórica de Kyoto, que já foi capital do Japão, onde o grupo registrense conheceu os Templos Kinkaku-Ji, Nijo-Jo e Ninna-Ji, além do Castelo de Matsumoto, na cidade de Matsumoto.

35 ANOS DE CONVÊNIO

No jantar de comemoração dos 35 anos do convênio de Cidades-Irmãs, o prefeito Gilson Fantin fez questão de agradecer a Nakatsugawa por todos os recursos já enviados ao município de Registro. Por meio dos Rotary Clubes das duas cidades, foram doados 40 mil dólares para a APAE (1998); 7,5 mil dólares para o Lar dos Velhinhos (compra de lavanderia – 2003); 25 mil dólares para equipamentos destinados ao Hospital São João (UTI Neonatal – 2008); 172 mil dólares para equipamentos para a UTI Neonatal do Hospital Regional de Pariquera-açu (2014); além de recursos para a CRIFF, AME, construção da sede do Bunkyo, implantação do Memorial da Imigração Japonesa e, mais recentemente, para a compra de taikôs (tambores japoneses - Bunkyo).

“Em diversas ocasiões, nossos irmãos japoneses colaboraram com as vítimas das enchentes no Rio Ribeira de Iguape, enviando recursos financeiros para minimizar as perdas materiais. Trago um abraço de toda a população de Registro e o nosso muito obrigado a Nakatsugawa por ajudar a construir uma cidade melhor. Aproveito para renovar os votos de amizade e parceria, colocando nosso município à disposição para contribuir com Nakatsugawa em todos os segmentos possíveis”, afirmou o prefeito Gilson.





























Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS