Registro implanta fórum permanente de proteção aos direitos da criança e adolescente

Prefeitura realiza campanha pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Profissionais que trabalham na rede de garantia dos direitos de crianças e adolescentes participaram de encontro promovido na quarta-feira, 14/05, pela Prefeitura de Registro, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Realizado na sede do CCI, o encontro faz parte da Campanha do Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e foi importante para rearticular o movimento em defesa dos direitos da criança e do adolescente e implantar o fórum permanente de promoção, proteção e defesa desses direitos.

“Precisamos proteger nossas crianças e resgatar os valores familiares. É imprescindível que todos os setores se unam para combater esse mal que destrói a infância e deixa marcas tão profundas em meninos e meninas”, disse o prefeito Gilson Fantin, que participou da abertura do Fórum. A secretária municipal de Assistência Social, Cristiane Marques, destacou a importância do trabalho do CREAS no atendimento às vítimas de violência. “O serviço oferece atendimento especializado para famílias e pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos, que sofrem violência física, psicológica, negligência, abuso e exploração sexual”, explicou Cristiane.

Coordenadora do CREAS, Eliane Maria dos Santos destacou o alto número de crianças e adolescentes que ainda sofrem com a violência sexual. “Só em Registro, atendemos atualmente 53 crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. São dados muitos tristes para o nosso município, um sofrimento muito grande para essas crianças. É preciso que toda a sociedade se envolva para combater a violência”, ressaltou Eliane.

Também participaram do evento o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marcos Batalha, a representante da DRADS, Vanessa Cristina de Oliveira Barbosa, e representantes da APAE, Defensoria Pública e Promotoria de Justiça.

Além de articular o Fórum Permanente de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, que reúne representantes de 60 entidades, o município está engajado na campanha do dia 18 de Maio. Desde 22 de abril até 11 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Diretoria de Ensino, realiza a distribuição de panfletos da campanha nas escolas estaduais.

Nesta sexta-feira, 16/05, o CREAS vai chamar a atenção da sociedade para o tema com uma instalação artística na Praça dos Expedicionários, que ficará aberta ao público das 9 às 18 horas. Na instalação, a comunidade terá acesso às informações sobre os tipos de violência e o atendimento realizado no município.

DENÚNCIAS

As denúncias de violência podem ser feitas pelo Disque 100, no Conselho Tutelar (Rua Porto Alegre, 147 – Vila Tupi - telefone (13)3822-4699), e também no CREAS, que está localizado à Rua José Custódio de Oliveira, 08 – Centro, telefone (13)3822-2369.





























Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS