Registro reúne corredores de diversas cidades na retomada da Corrida de Final de Ano

Organizadores prestaram homenagem a Massakazu Matsumura, um dos grandes realizadores da corrida.
“O percurso foi pesado porque tinha bastante subida, mas a organização estava muita boa, com água em vários trechos e muito incentivo aos corredores”, avaliou o atleta profissional Allison Rocha Peres, após vencer os 10km da Corrida de Final de Ano em Registro. Terceiro melhor brasileiro no Mundial de Cross Country na Sérvia este ano, 6º no Sul Americano Sub-23 e 2º no Brasileiro Sub-23 em 2012, Allison veio de Curitiba (PR) para participar da retomada da Corrida, realizada na manhã de domingo, 29/12, no Centro da cidade.

Nos 10km feminino, a vencedora também veio de fora da região. Atleta profissional, Janaína Fernandes é de Juquitiba e fez dobradinha com a irmã, Olívia, que ficou em segundo lugar na prova. “Como vimos que não havia muita dificuldade, fizemos a primeira volta mais tranquilas e demos nosso próprio ritmo”, disse Janaína ao lado da irmã, também atleta profissional.

Dezesseis anos depois da última edição, a Corrida de Final de Ano de Registro reuniu mais de 100 corredores de diversos municípios brasileiros, como Londrina (PR), Pelotas (RS), Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Claro, Piedade, Itapetininga, Bauru e também de Cajati, Eldorado, Pariquera-Açu, Miracatu, Juquiá, Cananéia, Ilha Comprida, Iguape e Registro.

A organização da competição prestou homenagem a Massakazu Matsumura, que por 40 anos se dedicou à realização da Corrida em Registro. Aos 92 anos, ele disse que ficou muito contente por ver a prova sendo retomada no município. “Desde criança sempre gostei muito de esporte. Durante a 2ª Guerra Mundial, não podíamos falar japonês e nem se reunir em grupos, por isso comecei a praticar o atletismo”, revelou Massakazu.

Por ideia de Massakazu Matsumura, a primeira edição da corrida foi realizada em Registro no ano de 1956, para homenagear um dos primeiros atletas japoneses a participar da Corrida de Final de Ano em São Paulo que havia imigrado definitivamente para o Brasil. “Cada bairro tinha o seu grupo, então muita gente participava. É muito bom ver que a corrida voltou a ser realizada”, comemorou seu Massakazu.

Além dos 10km, a Corrida também contou com a prova de 5km e uma caminhada. A premiação foi realizada pelo prefeito Gilson Fantin, vice-prefeito Nilton Hirota, secretário de Esportes, Djalma dos Santos, vereador Maurício Martins e diretores da ACER. Receberam troféus os três primeiros colocados nas categorias 10km feminino e masculino, 5km masculino e feminino, Veterano e Morador de Registro. Francis Hirakawa também recebeu troféu na categoria especial.

A Corrida de Final de Ano foi uma iniciativa de Sadao Tanaka, organizada por Daniel Ferreira (Notícias do Vale) e ACER, com o apoio da Prefeitura de Registro, Polícia Militar, Sabesp e colaboração do comércio local.

Veja mais fotos da Corrida no perfil do Departamento de Comunicação da Prefeitura no Facebook - Comunica Registro.

Vencedores da Corrida de Final de Ano de Registro

Categoria 10km – Feminino