Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos

A campanha da Organização Mundial da Saúde ocorre sempre no mês de novembro e tem como objetivo alertar a população sobre os riscos do uso sem controle de antibióticos que pode provocar resistência das bactérias aos medicamentos disponíveis no mercado, tornando cada vez mais difícil o tratamento de infecções, por isso é importante que se mantenha o uso pelo período determinado pelo médico.

O problema da resistência aos antibióticos é considerado uma das maiores preocupações globais em saúde pública, pois gera uma série de consequências, por exemplo, o prolongamento de doenças, o aumento da taxa de mortalidade, o aumento no tempo de internação hospitalar e a ineficácia dos tratamentos terapêuticos e preventivos.

Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas por elas, mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções.

Use somente se prescrito por profissional habilitado.
Trabalho feito em escola municipal de Registro recebe elogios do Dr. Drauzio Varella Notícia AnteriorTrabalho feito em escola municipal de Registro recebe elogios do Dr. Drauzio Varella Próxima NotíciaVia Rápida abre cursos online para gerar oportunidades Via Rápida abre cursos online para gerar oportunidades