Servidores municipais de Registro realizam curso de Libras

Oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, é a primeira vez que a Prefeitura promove curso sobre a linguagem de sinais para seus funcionários.
“Muitos deficientes auditivos se sentem estrangeiros em seu próprio País, pois poucas pessoas conhecem a linguagem dos sinais. Espero que vocês continuem se aperfeiçoando em Libras para serem a voz dos surdos-mudos”. As palavras do monitor Thiago Macedo emocionaram os formandos do Curso Básico de Libras, oferecido pela Prefeitura de Registro por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A formatura dos 34 alunos foi realizada na manhã de sábado, 19/12, e contou com a presença do Prefeito Gilson Fantin e da Secretária da Assistência, Cristiane Marques. Dos 34 formandos, 20 são funcionários municipais. “Tivemos a necessidade de chamar um intérprete para um aluno do curso de Fotografia e vimos o quanto era importante termos nas Secretarias alguém que soubesse a linguagem dos sinais. Levamos a ideia para o Prefeito Gilson, que prontamente apoiou o curso para promover a inclusão. Cada Secretaria Municipal enviou pelo menos um representante para participar das aulas”, comentou Cristiane Marques.

Por três meses, os servidores municipais se reuniram aos sábados pela manhã para aprender a linguagem essencial para a comunicação dos surdos-mudos. Foram oferecidas 40 vagas, sendo 20 para servidores municipais e outras 20 para munícipes, que realizaram o curso no período da tarde. É a primeira vez que a Prefeitura de Registro promove o curso de Libras voltado para o funcionalismo municipal.