Vacinação antirrábica continua na área rural entre os dias 17 e 24 de novembro

Na zona urbana, a Vigilância Sanitária de Registro vacinou 6.872 animais, entre cães e gatos.
A Divisão Técnica de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Registro continua entre os dias 17 e 24 novembro com a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos, agora na zona rural do município. Por questão de logística, os bairros Jardim Paulistano, Jardim das Palmeiras e Agrochá - apesar de serem na zona urbana – também receberão a Campanha nesse período.

“É importante que todos levem seus cachorros e gatos de estimação para receber a vacina, para evitarmos inclusive que a raiva seja transmitida ao homem”, enfatiza a Secretária Municipal de Saúde, Maria Cármen Amarante Botelho. Na zona urbana, a vacinação foi realizada entre os dias 3 e 8 de novembro.

Segundo o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Urio Dantas Pioker, 5.294 cães e 1.578 gatos receberam a dose, totalizando 6.872 animais vacinados na primeira etapa da Campanha. Em relação ao ano passado, a cobertura vacinal aumentou 39% para cães e 67% para gatos. “Aqueles que não conseguiram levar os cães e gatos para vacinar, podem retirar a vacina na Vigilância Sanitária, desde que levem um recipiente com gelo para preservar a dose”, explica Úrio. Ele destaca ainda que é importante guardar a carteira de vacinação do animal para comprovar que ele recebeu a vacina contra a raiva em caso de algum acidente, como mordedura ou arranhadura.

A vacinação da Campanha é destinada exclusivamente para cães e gatos, não sendo indicada para quaisquer outras espécies. Poderão ser vacinados animais com idade superior a 90 dias. As fêmeas grávidas podem tomar a vacina, desde que não estejam no período final da gestação, ou seja, os últimos 20 dias.
Para locais e horários. Para acessar basta clicar neste link.