Vacinação contra a Gripe continua até sexta-feira, 26 de abril

Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no pós-parto e trabalhadores de saúde devem receber a vacina para evitar as complicações da gripe.
Como faz todos os anos desde que a campanha é realizada, Dona Tereza dos Santos Dias, 63 anos, compareceu ao Posto de Saúde da Vila da Palha no último sábado, 20/04, para receber a vacina contra a gripe. “Todo ano eu tomo a vacina e é muito difícil me dar gripe. A vacina é importante para evitar as complicações”, comentou a dona de casa, que também levou a tia de 74 anos para receber a dose. Sábado foi o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe, realizada em Registro pela Secretaria de Saúde da Prefeitura. Todas as unidades de saúde ficaram abertas especialmente para a campanha.

Além das pessoas com 60 anos ou mais, também precisam receber a vacina as crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, trabalhadores da saúde, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e doentes crônicos (com doenças respiratórias, doenças no fígado, no coração e diabetes). A Campanha de Vacinação contra a Gripe continua até esta sexta-feira, 26 de abril. Os postos de saúde funcionam das 7h às 17h.

“Até sábado, somente 29% da população alvo da campanha procuraram as unidades para receber a dose. É importante destacar que a vacina não provoca gripe, já que é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, ressalta a chefe da Divisão Técnica de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Registro, Ezeiza Stockler. “A vacinação é feita com objetivo de diminuir o risco de ter a doença grave e visa contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe”, acrescenta.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Quem foi vacinado em 2012 também precisa tomar uma nova dose da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Feita com o vírus inativado, a imunização é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.

Foto: Dona Tereza recebeu a dose no último sábado, 20/04, na unidade de Saúde da Vila da Palha

Crédito: Luiz Hirata/PMR