A campanha de vacinação contra poliomielite começou neste sábado, 08 de junho, com o Dia D de Mobilização, onde todos os postos de saúde de Registro estiveram abertos para vacinar as crianças de 6 meses a 5 anos. De acordo com o levantamento apresentado pela Vigilância Epidemiológica, até quarta-feira, dia 12, 66,63% do público alvo foi imunizado contra a paralisia infantil no município, totalizando 2.468 das 3.804 crianças. Para atingir a meta de 95% proposta nacionalmente, os postos de saúde continuarão vacinando até o dia 21 de junho.
“É importante que os pais, amigos e responsáveis mobilizem-se e levem as crianças até os postos de saúde para serem vacinadas”, disse a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Registro, Ezeiza Stockler. O horário de atendimento dos postos de vacinação é de segunda à sexta das 08h às 17h.
No ano passado, crianças de 0 a 5 anos incompletos precisavam ser vacinadas. Já neste ano, o público-alvo da campanha são as crianças a partir dos 6 meses até 5 anos que tomam a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas. Isso porque as menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a vacina injetável (VIP) nos postos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a imunização, em todo o mundo, previna 550 mil casos da enfermidade a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava com deficiência física centenas de milhares de pessoas todos os anos. Não existe tratamento para esta doença e somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.