Vila Nova recebe Operação Cidade Limpa da Prefeitura

Mutirão encerra no sábado, 16 de março, quando também haverá atividades recreativas e atendimento no Posto de Saúde
Iniciativa da Secretaria de Serviços Municipais da Prefeitura de Registro, a Operação Cidade Limpa chegou esta semana ao bairro Vila Nova, onde promoverá um grande mutirão no sábado, 16 de março. Os moradores do bairro já estão recebendo a visita dos fiscais da Prefeitura e dos agentes de saúde. Quem possui materiais de construção na calçada está sendo notificado a retirá-los dentro de alguns dias, caso contrário poderá ser multado. Já os agentes de saúde estão orientando os munícipes sobre os cuidados para evitar a dengue. O município já conta com mais de 80 casos da doença e a colaboração da comunidade é fundamental para controlar a proliferação do mosquito transmissor.

No dia 16, a Operação Cidade Limpa vai recolher entulhos e materiais inservíveis deixados pelos moradores na noite anterior. A ação conta com a parceria das Secretarias de Saúde, Planejamento e Obras, Trânsito, Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Cultura e Esportes. A Unidade Básica de Saúde da Vila Nova funcionará das 8h ao meio-dia no sábado, dia 16, para atualização da vacinação das crianças, confecção de Cartão SUS, abertura de prontuários e orientações sobre a dengue. Em frente ao Posto de Saúde, a Vigilância Sanitária vai aplicar a vacinação antirrábica em cães e gatos. Haverá ainda atividades recreativas para as crianças no Centro Comunitário e plantio de mudas de árvores.

Blocos B, D1, D2 e Nosso Teto

A estreia da Operação Cidade Limpa foi no Bairro Jardim São Paulo, de onde foram retirados 380 metros cúbicos de entulhos. Na semana passada, a ação também foi considerada um sucesso nos Blocos B, D1, D2 e Nosso Teto. Além de remover o equivalente a 58 viagens de caminhões basculantes de lixo (materiais inservíveis, restos de construções, galhos, móveis velhos, etc.), funcionários da Prefeitura realizaram a limpeza de 47 bueiros, com a troca de 11 tampas e pintura de outras 66. Foram roçados todos os canteiros e praças dos bairros, incluindo o Centro Comunitário e o Posto de Saúde.Também foi promovida a roçada e a limpeza das escolas Pingo de Gente e José Mendes.

“Contamos com a participação dos moradores dos bairros que, no sábado pela manhã, depositaram nas calçadas todos os móveis velhos e materiais inservíveis. Em muitos casos, os próprios moradores se envolveram no trabalho e nos ajudaram a carregar os materiais, numa demonstração de cuidado e atenção com o bairro”, revela o secretário de Serviços Municipais da Prefeitura, Cláudio Bolsonello.

Os moradores aproveitaram também a abertura do Posto de Saúde do Bloco B no sábado, 2/02, para abrir prontuários, fazer o cartão do SUS, medir a pressão e a glicemia. Também foram realizadas 20 coletas para exame de Papanicolau e vacinadas 27 crianças. Além disso, 11 cães receberam a vacina antirrábica aplicada pela Vigilância Sanitária.

O Setor de Fiscalização aplicou 150 notificações para construção de passeio público, 23 para construção de muro e outras 38 notificações para retirada de entulho das calçadas.

A Secretaria de Cultura apresentou dois filmes infantis de conscientização ambiental no Centro Comunitário e a Secretaria de Esportes promoveu atividades com as crianças no CRAS e brincadeiras com bola, além da participação do projeto de judô Mauro Sakai.

O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Bloco B ganhou duas mudas de cerejeira doadas pelo Sr. Matsumura. Planta de origem oriental, a cerejeira foi escolhida pelo morador para resgatar a cultura japonesa. O plantio foi feito pelo pessoal da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente. A ação contou ainda com o apoio da Sabesp, que forneceu água para os participantes.